Araruna
Araruna sediou reunião do Programa Garantia Safra

Publicado em 08/06/2018 00:32 Atualizado em 08/06/2018 21:43

Reprodução

O município de Araruna sediou nesta quinta-feira (07), no auditório da UEPB campus VIII, a reunião de capacitação do macroprocesso de verificação de perdas do programa Garantia Safra 2017/2018, para os municípios do Território Piemonte da Borborema, que congrega 14 municípios: Araruna, Guarabira, Araçagi, Alagoa Grande, Alagoinha, Sertãozinho, Bananeiras, Belém, Logradouro, Riachão, Caiçara, Cuitegi, Dona Inês e Tacima. 

Leia mais notícias no Portal Araruna Online

A reunião foi coordenada por Alessandro Silva, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e do Garantia Safra Paraíba, além de secretários e técnicos municipais, o evento contou com extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Prefeito de Sertãozinho.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A abertura ficou a cargo do Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural de Araruna, Availdo Azevedo que saudou a todos os presentes, o Chefe de Gabinete, Íkaro Morais, representou o Prefeito Vital Costa ausente devido a necessidade de se deslocar a João Pessoa, para resolução de assuntos inadiáveis do município e destacou a ação efetiva da Prefeitura para o atendimento dos agricultores.

A finalidade da capacitação é para apresentar as diretrizes do Programa Garantia Safra e preparar os técnicos para acessar o sistema de informações do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), que é todo digital. Tanto a solicitação de vistorias quanto o encaminhamento dos laudos eletrônicos de vistoria são feitos pela internet.

De acordo com o técnico da coordenação Estadual do Programa Garantia Safra e da SEAF, Alessandro Silva, o macro processo de verificação de perdas do Programa Garantia Safra, inicia quando a prefeitura solicita ao MDA a vistoria e indica um técnico vistoriador que deve estar cadastrado no sistema. Então, o MDA autoriza os laudos para vistoria, o técnico vai a campo e os agricultores assinam os laudos, que são liberados pelo MDA, permanecendo no município. Os laudos são lançados no sistema, no módulo de verificação do Garantia Safra, dando ao MDA um panorama da produção nos municípios.

Com relação aos prazos – Alessandro alertou as prefeituras municipais que estão com riscos na produção ocasionados por seca ou excesso hídrico, para que obedeçam aos prazos para a solicitação de vistoria do Seguro Safra e a indicação do técnico vistoriador, sob pena dos agricultores perderem o benefício nesta safra 2017/2018. Para os municípios da região II, encerram-se em 29 de junho.

O evento contou com os apoios da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário da Paraíba – DFDA-PB/SEAD, EMATER e Prefeitura Municipal de Araruna.

Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias   

Siga também o Araruna Online no Twitter Google+ e por RSS.

Fonte: ASCOM-PMA


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com