Araruna
Prefeitura de Araruna realiza abertura das plenárias 2019 do Orçamento Popular na comunidade Alto Grande, nesta terça (16)

Publicado em 15/07/2019 21:18

Reprodução

Nesta terça-feira (16/07), a Prefeitura de Araruna dá início às plenárias do Orçamento Popular de 2019. Assim como aconteceu em 2017, a primeira audiência pública do ano acontece para os moradores do Assentamento Alto Grande, além das comunidades adjacentes. O evento será realizado às 18h, na Igreja Católica da comunidade.

O OP tem como objetivo definir junto com os moradores, as políticas públicas prioritárias de cada comunidade, para a conclusão do orçamento a ser gasto no ano seguinte.

Na ocasião, o prefeito Vital Costa, acompanhado do seu secretariado se une à população, onde presta contas das ações e serviços que já foram concretizados no município, o que está em andamento; além de ouvir as reivindicações e sugestões das pessoas. “Vamos dar início a mais uma rodada de plenárias, que inicia nesta terça, o governo municipal convida toda a população para comparecer a assembleia do OP quando ele passar pela região de sua comunidade. Nesta rodada propositiva, você poderá eleger as principais demandas da região, dando assim o primeiro passo para que ela seja resolvida”, destacou o prefeito.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Criado em 2017 com o intuito de democratizar a elaboração e execução do Orçamento do município, o Orçamento Popular formalizado por meio de decreto, aconteceu em 11 (onze) assembleias plenárias, realizadas em diversas comunidades na zona rural e zona urbana, na oportunidade em que ouviu cerca de 1500 pessoas e que posteriormente o executivo incluiu as demandas elencadas em seu PPA (Plano Plurianual).

Nesse sentido, todas as demandas tidas como prioridades por parte da população, foram apensadas ao PPA (Plano Plurianual) e sua execução tem sido executada e acompanhada por esta coordenação e delegados eleitos nas audiências. Ainda em 2018 o Orçamento Popular voltou a acontecer, dessa vez em uma única oportunidade, na qual discutiu-se as demandas atendidas e aquelas que deveriam ser prioridades na LOA (Lei de Orçamento Anual) 2019.

De acordo com o coordenador, Dr. Charles Pontes, para o ano de 2019 a proposta é que o OP volte a todas comunidades que percorreu em 2017, no sentido que a população indique os eixos temáticos para a LOA 2020. “O objetivo principal para essa edição, é a de estabelecer as demandas para Orçamento Anual 2020, ouvir as sugestões, criticas, além dos elogios que por ventura venham ocorrer. Propomos 11 (onze) encontros nas mesmas comunidades anteriormente visitadas sendo 03 (três) encontros em diferentes pontos da zona urbana e mais 08 (oito) na zona rural, nas seguintes comunidades: Barbaço; Carnaúba; Lagoa da Mata; Mata Velha; Guaribas; Macapá; Umburana e Alto Grande”, observou.


Postado por Redação/Jocimar Dias

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com