Araruna
Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Araruna

Publicado em 26/04/2019 10:30 Atualizado em 29/04/2019 12:25

Reprodução

A Prefeitura de Araruna, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (25), um trabalho intenso de combate ao Aedes aegypti nos locais com maior índice de infestação do mosquito no município.

A Secretária de Saúde do município de Araruna, Drª América Loudal esteve durante todo o dia de ontem (24/04) em reunião na sede da secretaria com a equipe da 2ª Gerência Regional de Saúde discutindo estratégias e elaborando um Plano Emergencial em combate as Arboviroses. Estiveram presentes o prefeito Vital Costa, Drª Alcione Beltrão (gerente da 2ª GRS), o Coordenador Estadual de Vigilância Ambiental, Emanoel Lira e toda equipe da SMS.

"Hoje iniciamos o trabalho de intensificação das ações voltadas ao controle e eliminação do mosquito transmissor da dengue. Nós estaremos trabalhando numa campanha forte e firme", disse Drª América.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Secretaria da Saúde preparou uma mobilização para envolver a sociedade em torno da necessidade de eliminação de focos do mosquito. Um cronograma de trabalho foi traçado e todas as regiões da cidade serão visitadas, algumas ações previstas são a realização de palestras, mutirão de limpeza, eliminação de criadouros, divulgação de mensagens educativas em carro de som, intensificação das visitas casa a casa em parceria com os agentes ACE e ACS, borrifação costal, carros de fumacê, além do trabalho de conscientização, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor.

A ação foi iniciada nesta quinta-feira (25), pela comunidade Balanço, onde os agentes realizaram uma grande ação, visitando casa a casa para retirada de entulhos e outros itens que podem ser potenciais criadouros do mosquito e a passagem do carro fumacê. Além da borrifação costal.

De acordo com o cronograma traçado pela SMS, nesta sexta-feira, (26), as equipes estarão realizando o mesmo trabalho no assentamento Barbaço. Amanhã também está agendada uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde para solicitar aos mesmos mais envolvimento e parceria em todas as ações do município no combate à dengue. Já na segunda-feira, dia 29, a secretária de saúde, Drª América Loudal, estará reunida com o secretário de educação, Prof. Fio e todos os diretores das escolas da rede municipal de ensino para também pedir o engajamento de todos os educadores nessa luta. No dia 30 de abril, a equipe da SMS estará realizando uma ação educativa no SCFV (antigo PETI), com a presença dos pais ou responsáveis das crianças e adolescentes.

A secretária de Saúde, Drª América Loudal, também alerta para a necessidade de apoio dos moradores para tornar mais efetivo o trabalho que a prefeitura vem fazendo, pois nesse tipo de caso, todos têm que colaborar para o bem maior da cidade. "Tudo depende da participação da população, A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que a população abrace essa causa fazendo a parte dela, pois a maioria dos criadouros está dentro dos quintais”, disse a secretária.

CUIDADOS - A população deve limpar os quintais todas as semanas, para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Vasos de plantas também podem conter ovos ou larvas de mosquitos.

Os criadouros estão em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja, até em tampinhas de garrafa. Mas são encontrados com maior frequência em lixo, como resíduos plásticos, espalhados pelas ruas. Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão todas as semanas, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem ser mantidos com tampas.


Postado por ASCOM-PMA

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com