Araruna
Turismo de aventura e natureza: Sebrae Paraíba destaca potencial na região de Araruna
Parceria com gestão municipal possibilitou realização de capacitações para atores do setor

Publicado em 09/06/2021 12:31 Atualizado em 10/06/2021 15:50

Reprodução

Trilhas, rapel, camping e voo livre são algumas das atrações existentes no município de Araruna, localizado no Curimataú paraibano, e conhecido pelo seu turismo de aventura e natureza. A diversidade de opções turísticas possibilita que tanto pessoas que gostam de esportes radicais quanto famílias com crianças consigam desfrutar da cidade e seus arredores. De olho nisso, o Sebrae Paraíba, por meio parcerias com a gestão pública municipal de Araruna e entidades do setor, tem contribuído para desenvolver o turismo na região. 

O presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó paraibano, Ricardo Henrique, enfatizou que, embora o Parque Estadual Pedra da Boca seja o destino mais conhecido do município, o local conta, também, com a Rota dos Cânions e uma rota histórica, que está em processo de desenvolvimento. Dessa forma, o objetivo é ampliar o conhecimento sobre as opções de rotas da região.  

“Temos três cânions, sendo que a rota de dois deles está sendo comercializada e já conta com visitas de grupos de empresas de João Pessoa, Campina Grande e Rio Grande do Norte. Além disso, no dia 10 de julho, vamos lançar a primeira trilha de longo percurso da Paraíba, que terá cadastro reconhecido nacionalmente. O objetivo é que chegue a 100 quilômetros de extensão e já temos 73 km cadastrados até o momento. A trilha nasce em Cuité, termina em Araruna e passa por unidades de conservação ambiental”, explicou. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ele frisou, também, que o desenvolvimento do turismo na região foca em pilares como conservação e sustentabilidade, que permitem que os moradores das comunidades no entorno das atrações turísticas possam atuar na cadeia produtiva do turismo com a venda de refeições e produtos da agricultura familiar, por exemplo. “Os moradores poderão, também, ser guias ou condutores na região. Trabalhamos de forma a envolver as questões ambiental, social e cultural”, afirmou. 

Atrações – Além de contar com trilhas de cunho mais ecológico e contemplativo, que podem ser feitas por famílias com crianças, existem as trilhas para pessoas que gostam de aventuras e esportes radicais. Outro diferencial da região está na opção de trilha para pessoas com deficiência, com a disponibilização de cadeira adaptada que permite a inclusão deste público. “Durante esta pandemia, além de os passeios seguirem os protocolos sanitários, mais três áreas de camping foram abertas, como forma de evitar aglomeração”, disse Ricardo Henrique, acrescentando a importância da atuação do Sebrae no local. “Nesses últimos quatro anos foram diversas ações e parcerias que, sem elas, não estaríamos assim hoje”, destacou. 

A gerente da agência do Sebrae Paraíba em Araruna, Heloísa Mirelli, frisou que o turismo vem se destacando nos últimos anos na região, contando com capacitações e consultorias para os atores locais vinculados ao segmento. “Investir nos destinos e nos atores locais é a força-tarefa da gestão municipal para que o turismo da cidade desponte cada vez mais e venha se tornar um dos maiores destinos da Paraíba. Prova disso é o número de visitações que Araruna vêm recebendo nos últimos anos, criando oportunidades de renda para diversas famílias engajadas no trade turístico da cidade. Além disso, Araruna recebeu divulgação da vencedora da última edição do BBB 2021, Juliette, que destacou um dos maiores atrativos turísticos da cidade: a Pedra da Boca”, recordou. 

Fonte: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com