Araruna
Usuários do CAPS de Araruna visitam a praia e o Forte de Cabedelo

Publicado em 20/05/2019 08:36 Atualizado em 21/05/2019 07:23

Reprodução

A prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Direção do CAPS, promoveu neste sábado, 18 de maio, um passeio para Cabedelo e João Pessoa com todos os usuários do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), com o objetivo de proporcionar autoestima, interação social e ainda, promover acesso ao lazer e à cultura. O passeio faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde em alusão a IX Semana Estadual da Luta Antimanicomial.

Os usuários e funcionários do CAPS I, ARARUNA, tiveram o privilégio graças a gestão humanizada do prefeito, VITAL COSTA, de conhecerem o Forte de Cabedelo, tomar banho de praia e saborear um almoço maravilhoso e farto no Restaurante das Meninas, em Cabedelo.

Para o prefeito Vital Costa o passeio tem como objetivo estimular o convívio social e a autonomia, colocando os pacientes em práticas culturais e estimulando a participação dos usuários na vida social da cidade. "Ver a promoção de saúde mental além dos muros da instituição faz com que tenhamos a certeza de que a promoção em saúde mental é ampla e deve ser contemplada nesta amplitude", ressalta o gestor. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ana Paula Solano, coordenadora da Saúde Mental do Município, afirma que o evento tem a finalidade de fortalecer a socialização e reinserção dos usuários no meio social. “O objetivo deste passeio e tantos outros promovidos é a inserção social, o resgate da cidadania, tornando-o sujeito de seu próprio tratamento, a recuperação da autonomia e a reintegração à família e à sociedade. A Reforma Psiquiátrica envolve não só a qualidade da assistência prestada, mas também a importância de a sociedade de um modo geral, mudar seus conceitos da maneira de entender e acolher os pacientes. É um momento de descontração, mas que tem um sentido, mostrar que eles podem e devem interagir com a comunidade”, pontua.

A secretária municipal de saúde, Drª América Loudal parabenizou os funcionários do CAPs pelo trabalho desenvolvido e destacou que o motivo de levar as pessoas ao forte de Cabedelo se deve a muitos deles não terem frequentado um ambiente assim, outros nunca haviam conhecido a praia. "O nosso trabalho diário é mobilizar a sociedade e os próprios usuários sobre a luta contra os manicômios, uma vez que o tratamento ideal para as pessoas com sofrimento mental não é o aprisionamento, mas o tratamento em espaços abertos, de preferência no seio familiar. Eles são capazes e, como todo cidadão, têm direito, vivendo em sociedade, com direito à liberdade”, afirmou.

O ex-prefeito e atual secretário de desenvolvimento econômico, Availdo Azevedo parabenizou a ação. "Fico imensamente feliz que o CAPs, o qual implantamos em Araruna há mais de 12 anos, esteja recebendo  a devida atenção da gestão municipal, sendo tratado com zelo e atenção. Parabéns Prefeito Vital Costa, parabéns secretária de saúde, parabéns Ana Paula, que iniciou esse trabalho e hoje prossegue com determinação e amor a causa", comentou.

Nas redes sociais, o professor de educação física, George Pinheiro, demonstrou todo seu contentamento de fazer parte da equipe do CAPS. "Mais um passeio de toda equipe do CAPS ARARUNA para João Pessoa, onde podemos conhecer pontos turísticos e depois irmos para a praia, onde alguns usuários poderam ver o mar pela primeira vez, sinto-me privilegiado em fazer parte da família CAPS, agradeço a Prefeitura Municipal por nos proporcionar esse momento único", concluiu.


Postado por Redação/Jocimar Dias

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com