Cidades
Semana do MEI: empreendedor do Brejo paraibano aposta em loja voltada aos turistas e abre novo negócio durante a pandemia
Case de sucesso foi apresentado durante live realizada pelo Sebrae Paraíba. Programação do evento segue até esta sexta-feira (14)

Publicado em 13/05/2021 16:49

Reprodução

Proprietário de duas agências de viagem no Brejo Paraibano há cerca de 10 anos, o empreendedor Arnaldo Júnior decidiu sair de sua zona de conforto e abrir, durante a pandemia do coronavírus, um novo negócio: uma loja com presentes personalizados e peças de artesanato, com foco nos turistas que visitam a região. A ousadia do empresário, de aproveitar um momento de crise para abrir um novo negócio, que já caminha para a sua segunda unidade, foi o tema de uma live promovida nesta quarta-feira (12) pelo Sebrae Paraíba, dentro da programação da Semana do MEI 2021.  

Atendido pela instituição há cerca de dois anos, o empresário recordou que desde os 10 anos de idade já se interessava pela atividade do comércio, quando procurava, mesmo que brincando, produtos no Centro de Campina Grande que ele pudesse levar para vender em Borborema, sua cidade natal. Alguns anos depois, já na fase adulta, Arnaldo continuou interessado no universo do empreendedorismo e criou, em Borborema, uma loja de material de construção. “Eu vendia bem e dava lucro, mas não gostava daquele ritmo de um material de construção e decidi repassá-lo”, afirmou.  

Pouco tempo depois, em 2012, ele decidiu ingressar no segmento de agências de viagem e hoje conta com duas unidades, nos municípios de Bananeiras e Solânea. “As coisas foram fluindo (nas agências) e como eu vi que aqui no Brejo os turistas começaram a fazer casas e visitar mais a nossa região, então eu decidi que iria abrir uma loja voltada para o turista, algo que a gente pudesse agregar o artesanato feito no Brejo com outros produtos que já eram fabricados por mim”, explicou.  

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foi dessa forma que nasceu, em 2020, a Mãos do Brejo, negócio aberto em Bananeiras com o auxílio de uma consultoria realizada pelo Sebrae. “A coisa fluiu justamente na pandemia, quando eu nem esperava. Com essa consultoria que eu tive, resolvi abrir (a loja)”, pontuou Arnaldo, ao afirmar que “a Mãos do Brejo está 100% ativa graças ao apoio do Sebrae”.  

Para que esse projeto fosse possível, segundo o empresário, um grande aliado foi o Empretec, seminário promovido pelo Sebrae que tem como foco os comportamentos empreendedores. “É um divisor de águas”, revelou Arnaldo, que decidiu participar da capacitação no ano passado. “(Durante a pandemia) amigos meus acabaram fechando, mas com o apoio do Sebrae eu consegui manter as duas agências abertas e ainda abrir a nova loja”, acrescentou o empresário, que deve inaugurar nos próximos dias a segunda unidade da Mãos do Brejo, dessa vez em Solânea.  

Atitude empreendedora – Para a gerente regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, exemplos como o do empresário Arnaldo Júnior demonstram a importância de saber identificar e aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado.  

“O empresário viu um nicho de mercado que poderia agregar valor ao seu negócio e resolveu abrir duas empresas em plena pandemia. Essa atitude empreendedora serve como referência para outras pessoas que tem o sonho de montar seu próprio negócio, mas que tem medo de enfrentar o novo, ou que estão presas a crenças limitantes. Além disso, também é importante ressaltar que o empresário participou de capacitações e consultorias que serviram para sua tomada de decisão, planejando melhor suas ações e estudando o mercado para identificar qual negócio poderia iniciar”, ressaltou Jacy Viana, ao pontuar que o Sebrae está à disposição dos empreendedores para auxiliá-los em suas demandas e dificuldades. 

 

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com