Educação
Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia

Publicado em 22/12/2018 08:37

Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (20), no espaço Vila Requinte, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do Câmpus VIII, na cidade de Araruna. A solenidade, presidida pelo reitor da Instituição, professor Rangel Junior, marcou a formatura dos novos profissionais dos cursos de Licenciatura em Física, Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Odontologia.

A formanda Danielle Gouveia de Araújo, do curso de Engenharia Civil, foi a responsável por representar os seus colegas para prestar o juramento de conclusão. Após todos confirmarem sua intenção em continuar honrando o nome da UEPB e praticando sua atividade profissional com ética, foi a vez da Oradora Oficial das turmas, a estudante Júlia Quintela Brandão de Gusmão, do curso de Odontologia, proferir seu discurso. Júlia agradeceu a todos pela oportunidade de representar seus colegas formandos e fez diversas referências aos momentos marcantes ao longo dos últimos anos vivenciados no Câmpus VIII.

“À nossa Instituição, deixemos nosso sentimento de gratidão e respeito. O Câmpus VIII foi o diferencial na vida de todos. Muito nos orgulha saber da qualidade, competência e dos muitos diferenciais nos cursos aqui oferecidos. Saímos sabendo que, apesar de todas as dificuldades e limitação enfrentadas por nossos mestres, o conhecimento foi construído da melhor forma possível. As amizades que construímos aqui, ainda que o tempo desgaste, será impossível apagar da nossa história. E é isso que a graduação na UEPB representa: uma parte inexorável e indelével da nossa história”, discursou a Oradora.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Paraninfa Geral das turmas do CCTS, professora Alessandra Gomes Brandão Câmara fez um discurso emocionado pela homenagem que recebeu e também destacou vários acontecimentos que a levaram a fazer parte do corpo docente do Câmpus. Desde 2010 ela está ligada à Instituição, tendo a oportunidade de participar da coordenação de cursos e direção do Câmpus, algo que a possibilitou ter um aprendizado muito grande. Professora Alessandra ainda fez referência à família, aos amigos, professores e servidores que participaram e ainda participam dessa jornada ao lado dela.

“A universidade pública não pode deixar de cumprir seu importantíssimo papel. Em certa medida, isso depende de como vocês, formandos, a percebem, pois vocês são o futuro. Neste Câmpus eu vi filho de agricultor se tornar engenheiro, se tornar cirurgião, se tornar professor de Física. O conhecimento para mim são asas da liberdade. Ao entrarem nesta Universidade vocês receberam a primeira delas. Hoje, ao receber o grau acadêmico, vocês completam seu par de asas. A todos vocês, meu sincero desejo que alcem seus melhores e maiores voos”, disse professora Alessandra.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou a conquista dos formandos, desejou que todos nunca parem de sonhar, além de ressaltar o papel da Universidade Estadual na vida e no desenvolvimento da Paraíba. “Que o coração de estudante nunca deixe de ser estudante. Nunca deixe de ter motivos para festejar, nunca deixe de se indignar, nunca deixe de sonhar e, acima de tudo, nunca deixe de lutar. Parabéns a todos os graduandos. Multipliquem e dividam os saberes conquistados, mantendo sempre a supremacia do ser sobre o ter. Construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, enfatizou professor Eli.

Já nas palavras do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, todos os formandos merecem aproveitar esse momento de conclusão do curso por terem superado todas as dificuldades encontradas ao longo do curso. Ele destacou o empenho dos professores e frisou que, além da conquista dos alunos, outros importantes atores deste momento são os pais dos formandos, por testemunharem mais uma vitória de seus filhos. “Esse momento para os pais e para as mães é especial, é muito mais importante. Eu sei como eles se realizam quando verem o filho conquistar algo. Foi assim quando vocês aprenderam a andar sozinhos, a falar, a comer sozinhos, quando aprenderam a escrever e ler as primeiras palavras. São emoções fantásticas. Voem com cuidado e voltem sempre para abraçarem o pai e a mãe de vocês. Parabéns por mais esta conquista e sejam muito felizes nessa nova etapa que começa a partir de agora”, desejou o reitor.

Para a conferência do grau acadêmico, foram chamados estudantes que representaram todos os formandos em seus respectivos cursos. Djaelson do Nascimento Silva, representante dos concluintes do curso de Física, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor João Hugo Baracuhy da Cunha Campos. Em seguida, a estudante Maria Josiele Lopes, representou os alunos do curso de Engenharia Civil e recebeu o grau conferido pelo professor Alan Barbosa Cavalcanti, coordenador adjunto do curso. Por fim, o formando Antônio Antas Diniz Neto, representou seus colegas do curso de Odontologia e recebeu o grau do coordenador do curso, professor Fernando Antônio de Farias Aires Júnior.

A mesa solene da Colação de Grau do Câmpus VIII também foi composta pelo professor Manuel Antonio Gordón Nuñez, diretor do CCTS. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito da cidade de Araruna, Vital da Costa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com