Geral
Quem tem hipertensão pode solicitar auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?

Publicado em 24/04/2021 17:57

Reprodução

Atualmente o número de brasileiros que sofrem com hipertensão é preocupante, em vista deste cenário, centenas de pessoas buscam cada vez mais informações sobre seus direitos quando se deparam com o problema. 

Por este motivo, vamos lhe orientar sobre o que é o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, e explicar se as pessoas que sofrem com a pressão alta, tem direito de solicitar esses benefícios junto ao INSS. 

Segurados do INSS.

Para solicitar esses benefícios é necessário primeiramente ser um segurado do INSS, pois assim dependendo da situação poderá ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.  

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O segurado do INSS, é a pessoa física que exerce, exerceu ou não atividades laborais remuneradas, podendo ter trabalhado com ou sem vínculo empregatício.

Eles são divididos em duas categorias, os segurados obrigatórios e os facultativos. Confira alguns deles: 

  • Empregado;
  • Trabalhador Avulso;
  • Empregado doméstico;
  • Segurado Facultativo;
  • Segurado Obrigatório;
  • Segurado Especial;
  • Contribuinte individual.

O que é o Auxílio-Doença?

Esse benefício visa auxiliar financeiramente aquele segurado que por alguma situação causada por doença ou acidente, precisa ser afastado de suas atividades laborais por mais de 15 dias, porque provavelmente necessitará de cuidados e tratamentos para a sua recuperação, podendo então depois retornar ao trabalho. 

Lembre-se que este é um benefício temporário, ou seja, ele tem um tempo limite, e o objetivo é ajudar o segurado enquanto ele se encontra incapacitado para o trabalho.

Posso solicitar o auxílio-doença por sofrer de hipertensão? 

A pressão alta tende a não comprometer a vida laboral, entretanto caso seja necessário realizar um tratamento específico, onde seja constatado para o INSS, que o cidadão se tornará incapaz de realizar seu trabalho temporariamente, o auxílio-doença pode sim, ser concedido.  

Isso acontece, pois, existem casos, onde a hipertensão pode acarretar outros problemas de saúde que necessitam de maiores cuidados, como no caso do AVC. 

Aposentadoria por Invalidez. 

Já a aposentadoria por invalidez é um benefício por incapacidade permanente, ou seja, para aquele segurado que não consegue mais realizar atividades laborais remuneradas.

Ressaltando que o benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos. 

Posso solicitar a aposentadoria por invalidez por sofrer de hipertensão? 

A hipertensão não impede que o empregado exerça suas atividades laborativas, porém, dependendo da circunstância o trabalhador pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

Para ficar mais fácil de entender exemplificarei uma situação. 

Roberto teve um AVC que deixou sequelas, como consequência ele ficou impossibilitado de efetuar suas atividades laborais permanentemente, a partir desta situação é preciso realizar a perícia médica do INSS para que assim consiga atestar a incapacidade e ter acesso ao benefício.

Para solicitar esta perícia médica, o cidadão pode agendar o horário através do Meu INSS ou ligar na central de atendimento 135.

Ressaltando que solicitar esses benefícios pode não ser fácil, é necessário realizar a perícia médica do INSS e é importante que você conte com a ajuda de um advogado para te orientar no processo.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com