Paraíba
Etapa do canal Acauã/Araçagi será entregue até dezembro

Publicado em 15/08/2018 08:29

Reprodução

O Governo do Estado conclui até o próximo mês de dezembro o lote 1 das obras de construção do Canal Acauã/Araçagi. A obra está em ritmo acelerado com um efetivo de mais de 800 funcionários e 250 equipamentos em funcionamento.

O lote 2, que também está com o andamento da obra conforme planejamento, está aproximadamente 40% concluído. A execução está sendo realizada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), com investimento de mais de R$ 1 bilhão.

De acordo com o secretário da Seirhmact, Deusdete Queiroga, a obra do Canal Acauã/Araçagi está em ritmo acelerado, para que o primeiro lote seja entregue até dezembro. “Nos últimos 12 meses foram medidos e pagos pela obra o equivalente a mais de R$ 100 milhões”, afirmou Deusdete.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba (Canal Acauã/Araçagi) terá 130,44km, levando água de Araçagi até o rio Camaratuba, cortando vários municípios, o que possibilita cerca de 16 mil hectares de irrigação, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento da região. É a maior obra hídrica do Estado da Paraíba, beneficiando 600 mil habitantes de 38 municípios.

O sistema está projetado para operar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s em seu trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final. A obra é constituída por 15 segmentos de canais com seção trapezoidal, cinco trechos em sifões invertidos, construídos em tubulações de aço (1900/1850/1700mm), galerias sob ferrovia e rodovia BR-230 e sete aquedutos.


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com