Hipertensão
Saiba como pode reduzir risco de pressão alta sem dieta e exercício

Publicado em 19/11/2018 20:10

Reprodução

Estima-se que um em cada quatro portugueses sofra de pressão alta, apesar de muitos casos permanecerem por diagnosticar.

Tal é preocupante, sobretudo porque a esta condição pode estar na origem do aparecimento de outros problemas cardíacos, incluindo de enfartes potencialmente fatais.

Apesar da adoção de um regime alimentar saudável e equilibrado, assim como a prática de atividade física regular, serem dois pontos fundamentais a seguir por quem deseja prevenir a progressão da doença, é verdade que existem outras formas naturais de regular a pressão arterial.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um novo estudo britânico sugere que tomar um banho de imersão pode ter um impacto positivo na saúde física.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, analisou o fenómeno e o seu impacto no tratamento da hipertensão.

Os investigadores analisaram 10 homens obesos que permaneceram numa banheira com água aquecida à temperatura de 38 graus centígrados durante uma hora.

Foram recolhidas amostras de sangue antes do banho, imediatamente após e duas horas depois.

Os resultados demonstraram que apenas um banho de imersão era o suficiente para provocar a libertação de óxido nítrico. Substância esta que é responsável por relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo dessa forma a hipertensão.

Os investigadores registaram ainda uma redução dos níveis de açúcar e de insulina no corpo dos participantes.

Após a conclusão daquela experiência, um dos estudantes de doutoramento envolvidos, Sven Hoekstra, afirmou que passar uma hora na banheira podia “diminuir os índices de inflamação no organismo e melhorar a metabolização da glucose em indivíduos sedentários e com excesso de peso”.

O investigador salientou ainda que a descoberta poderá “ter também implicações positivas na saúde metabólica entre populações incapazes por algum motivo de praticarem exercício físico, sobretudo acamadas”.

Consulte um médico, se sofre de hipertensão ou suspeita que pode estar a ser afligido por esta condição.

Noticias ao Minuto


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com