Atenção
Android: vírus ativa o microfone e invade WhatsApp

Publicado em 17/01/2018 18:51

Reprodução

Um novo vírus está atingindo smartphones com sistema operativo Android. A 'praga', segundo o Gizmodo, é considerada uma das mais graves, pois permite que um atacante remoto explore recursos do smartphone nunca antes acessados desta forma.

Leia mais notícias no Portal Araruna Online

O vírus Skygofree foi descoberto pela Kaspersky e possibilita saber a localização exata de um dispositivo e ativar o microfone para gravar o ambiente em que a pessoa está.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O trojan Skygofree também executa outras ações, como permitir a leitura de mensagens trocadas no Facebook Messenger, Skype, Viber e o WhatsApp.

No entanto, não é quebrada a criptografia dos apps que suportam este tipo de proteção. Os cibercriminosos se utilizam de uma “malandragem” presente nos sistemas operacionais. De acordo com a publicação, o processo para espionar os apps é feito via serviços de Acessibilidade. O recurso funciona como uma espécie de “olho digital” que lê o conteúdo da tela.

Além disso, o trojan possibilita tirar uma foto com a câmera frontal, enquanto o usuário tenta desbloquear seu smartphone com reconhecimento facial, e ainda realizar funções consideradas comuns pelo cibercrime: interceptar chamadas, mensagens SMS e dados de calendário.

Para evitar cair neste golpe, recomenda-se a instalação de apps apenas em lojas oficiais e o usuário deve estar atento aos downloads que parecem duvidosos.

Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias   

Siga também o Araruna Online no Twitter , Google+ e por RSS.

Fonte: Notícias Ao Minuto


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com