
Reprodução
Um fenômeno raro. Com imagens inesquecíveis. Tiradas de um ponto privilegiado. Observadas por pessoas de todo o Brasil e até do exterior. A cidade de Araruna no Curimataú da Paraíba, atraiu pessoas de todo o mundo para acompanhar o eclipse solar anular visto de forma plena e total, na tarde deste sábado (14/10).
Araruna, foi uma das melhores cidades do interior para acompanhar o evento. Turistas de várias partes do país estiveram no município para fazer a observação. A cidade, inclusive, sediou o Encontro Nacional de Astronomia do Brasil (Enast), que reuniu astrônomos profissionais e amadores.
O fenômeno foi visto em praticamente toda a Paraíba. Pelo menos 88% do território paraibano estiveram dentro da faixa de visibilidade do eclipse anular solar. João Pessoa,foi uma das melhores capitais brasileiras para observar o fenômeno astronômico. Em João Pessoa, a Lua começou a “comer” o Sol por volta das 15h30. A anularidade foi alcançada às 16h46.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, este foi o maior evento astronômico do Brasil dos últimos 80 anos. Graças a faixa de visibilidade do fenômeno, no entanto, lugares e cidades diferentes dentro da própria Paraíba, puderam apresentar melhores condições e maiores durações no tempo do eclipse.
Em Araruna, no interior da Paraíba, onde aconteceu encontro nacional de Astronomia, eclipse foi registrado — Foto: Felipe Sérvulo
Pôr do sol em Araruna, no interior da Paraíba, com o eclipse anular do Sol — Foto: Felipe Sérvulo
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Vencedores do 1º Concurso Fotográfico do Caminho das Ararunas são divulgados
Ler Notícia

Meio Ambiente
Cuité terá plano diretor para arborização urbana e avaliação das árvores da cidade
Ler Notícia

Futsal
Fluxo Futsal de Mulungu confirma participação inédita na Copa ArarunaTV de Futsal 2025/2026
Ler Notícia