Um fenômeno raro. Com imagens inesquecíveis. Tiradas de um ponto privilegiado. Observadas por pessoas de todo o Brasil e até do exterior. A cidade de Araruna no Curimataú da Paraíba, atraiu pessoas de todo o mundo para acompanhar o eclipse solar anular visto de forma plena e total, na tarde deste sábado (14/10).
Araruna, foi uma das melhores cidades do interior para acompanhar o evento. Turistas de várias partes do país estiveram no município para fazer a observação. A cidade, inclusive, sediou o Encontro Nacional de Astronomia do Brasil (Enast), que reuniu astrônomos profissionais e amadores.
O fenômeno foi visto em praticamente toda a Paraíba. Pelo menos 88% do território paraibano estiveram dentro da faixa de visibilidade do eclipse anular solar. João Pessoa,foi uma das melhores capitais brasileiras para observar o fenômeno astronômico. Em João Pessoa, a Lua começou a “comer” o Sol por volta das 15h30. A anularidade foi alcançada às 16h46.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, este foi o maior evento astronômico do Brasil dos últimos 80 anos. Graças a faixa de visibilidade do fenômeno, no entanto, lugares e cidades diferentes dentro da própria Paraíba, puderam apresentar melhores condições e maiores durações no tempo do eclipse.
Em Araruna, no interior da Paraíba, onde aconteceu encontro nacional de Astronomia, eclipse foi registrado — Foto: Felipe Sérvulo
Pôr do sol em Araruna, no interior da Paraíba, com o eclipse anular do Sol — Foto: Felipe Sérvulo
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Veja Vídeo
Prefeitura de Araruna adquire Castramóvel para cuidar de cães e gatos
Ler Notícia
Veja Vídeo
Prefeito Vital Costa faz entrega de quatro carros novos para a população de Araruna
Ler Notícia
Geral
João Pessoa sedia Simpósio sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação
Ler Notícia