Araruna
Araruna e Cabaceiras disputam programa de incentivo ao turismo inteligente

Publicado em 31/01/2023 22:49 Atualizado em 10/02/2023 08:45

Reprodução

Trabalhar a execução de ações para a transformação tecnológica observando o contexto do desenvolvimento estratégico e da consolidação de destinos turísticos. Essa é a proposta do Programa Turismo Futuro Brasil, que está em sua segunda etapa de avaliação, e conta com os municípios de Araruna e Cabaceiras concorrendo à seleção. A iniciativa é resultado de uma parceria estabelecida entre Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Além de incentivar a adoção de ações voltadas ao fortalecimento do turismo, o objetivo da seleção é eleger 10 destinos turísticos, considerando a avaliação de outras localidades do país para garantir a implementação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). 

De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto, a seleção dos municípios representa um passo importante para o processo de fortalecimento do turismo local, especialmente em razão do trabalho que já é realizado com o apoio do Sebrae e de outras instituições.  

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“É muito importante essa seleção em virtude da possibilidade de trazer mais tecnologia e cada vez mais enaltecer o turismo. No caso de Cabaceiras, por exemplo, a cidade ficou conhecida turisticamente em razão de um trabalho que foi iniciado com a valorização da caprinocultura, ainda naquele momento do pacto novo Cariri, visando o desenvolvimento local. Hoje já existe a festa do Bode Rei que está na sua 23ª edição sendo reconhecida no Nordeste, assim como em todo o país, e o município ainda tem o título de ‘roliúde nordestina’ pela utilização de sua paisagem em gravações de filmes, como aconteceu com o Auto da Compadecida, ou seja todos esses eventos contribuem para esse processo”, explicou.  

Outro aspecto destacado por João Alberto se refere ao contexto econômico, considerando a exploração das atividades turísticas. “Essa possibilidade de concorrer a uma seleção gera também ânimo aos empreendedores locais, que são donos de pousadas, hotéis e atuam no comércio, assim como pode fortalecer o artesanato, a caprinocultura e a culinária, gerando cada vez mais investimento na área do turismo”, concluiu.  

Por sua vez, o município de Araruna se destaca pela referência do turismo de aventura, alternativa que vem despertando cada vez mais a exploração do ecoturismo na região, processo que é discutido pelo Sebrae/PB, Prefeitura e parceiros interessados no tema. 

Critérios para avaliação – Entre os critérios que foram considerados nesta primeira fase estiveram informações relacionadas à caracterização de cada município, certificado do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), disponibilizado no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur), apresentação de ata ou carta do COMTUR apoiando a participação do município e carta assinada pelo prefeito ou vice-prefeito justificando a importância da participação. O processo de avaliação contou com o registro de pelo menos três inscritos por estado, considerando o enquadramento de cada município como sendo porte pequeno, médio ou grande. Ao todo, 79 cidades foram classificadas. 

A primeira etapa da seleção aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2022 e o resultado foi divulgado no mês de dezembro. No caso da segunda etapa, os selecionados terão a missão de cumprir com o envio de novas informações observando o prazo limite da data de 5 de fevereiro, conforme estabelece o edital do Programa. A avaliação de toda a documentação é feita por uma banca julgadora composta por integrantes do Sebrae e BID. 

 

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com