Araruna
Araruna: muito mais que aventura
Cidade no curimataú paraibano tem monumentos tombados e muita história

Publicado em 05/06/2024 15:57

Reprodução

A capital paraibana do tursimo de aventura é muito mais do que isso. Para os amantes de história e patrimônio, também há muito o que visitar em Araruna. Localizada a 160 quilômetros de João Pessoa, com estradas de boa qualidade, é um destino turístico com excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes e um conjunto de monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba – Iphaep.

O marco zero da cidade é a Capela de Santo Antônio, erguida entre 1830 e 1845 e resultado de uma promessa feita a Nossa Senhora da Conceição. Curiosamente, a capela primeira mudou de santo quando a Igreja Matriz foi inaugurada, por volta de 1900, e dedicada a santa. No estilo barroco rural, possui ainda muitos elementos originais da época, entre eles o altar todo em madeira, retábulos, oratório e santos antigos, inclusive o famoso Santo Antônio, que assumiu como padroeiro.

Segundo o historiador e diretor de Cultura do município, Wellington Rafael, “Araruna possui muitos atrativos naturais mas também somos ícones na arquitetura da Paraíba com nosso centro histórico. A Capela de Santo Antônio era o prédio principal da vila onde tudo acontecia, inclusive um fato histórico, que foi a participação das mulheres da cidade que vinham a missa armadas com paus e pedras durante o movimento do Ronco das Abelhas”. O movimento popular armado aconteceu em vários estados do nordeste, entre 1851 e 1852, contra medidas do império.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A igreja matriz de Araruna é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, segunda maior da Paraíba, que só perde em tamanho para a Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. Foi construída entre 1876 e 1907, mas há registros de uma missa celebrada lá na virada do século, em 1900. De estilo eclético e neoclássico, possui algumas curiosidades, como a ausência de torres, o cruzeiro na frente e três sinos em diferentes tamanhos. Uma restauração em curso está devolvendo características originais, como uma réplica do altar mor e restauração das pinturas, trabalho coordenado pelo padre Manoel da Silva.

Interior da Capela de Santo Antônio Santuário de Nossa Senhora da Conçeição

O antigo Mercado Público também se destaca no centro histórico. Construído em 1908, funcionou durante mais de sessenta anos como foco do comércio e contribuiu com o progresso urbano em seus arredores.  Atualmente é o Mercado Cultural Arnaldo Rodrigues, com salas para apoio para as manifestações culturais, entre elas, ensaios do Grupo de Tradições Folclóricas Araraunas. Uma atração neste espaço é também o Museu José Amâncio Ramalho, que reúne fotografias antigas de personalidades que ajudaram a construir Araruna, inclusive de crianças e adolescentes que se tornaram políticos famosos na Paraíba. Há ainda objetos doados e cedidos por famílias, entre penteadeiras, cama de parto, louças de porcelana, instrumentos musicais e utensílios domésticos curiosos, como um ferro de passar à gás.

Museu José Amâncio Ramalho Mercado Cultural e o Grupo Araraunas

No entorno do Mercado Cultural um casario colorido chama a atenção dos visitantes. São casas de antigos moradores que se transformaram em restaurantes e bistrôs de muito bom gosto. A rua foi fechada para estimular a presença dos moradores e turistas. Todo o centro histórico de Araruna pode ser visitado a pé, em curta distância, saindo de um monumento e entrando em outro, cada um mais interessante para os amantes de história. E no final do passeio, almoço ou jantar nos restaurantes e bistrôs do entorno.  (Texto: Rosa Aguiar – Expedição: Jornalistas na Estrada)

Casario colorido no centro histórico Casas restauradas para restaurantes e cafés

Serviço Instagram:

Receptivo: @ararunaadventura

Pousadas: @altodaserrahotel.araruna, @refugiodaserra_ , @negajoana, @recantodoscoqueiros e @hospedagemafink

Restaurantes e cafés: @emporio_primepb, @adegabistrocafe, @cafe_daserra

Fonte: maisturismoecultura.com.br


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com