O eclipse anular do sol deste ano vai atrair todos os olhares no dia 14 de outubro. O fenômeno astronômico acontece quando a lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
A Paraíba será um dos melhores lugares para as pessoas acompanharem o eclipse solar. O melhor lugar para ver o eclipse ao vivo será a cidade de Araruna, na Paraíba. Mas João Pessoa e Natal também terão uma vista privilegiada do evento astronômico.
João Pessoa é a melhor capital do Brasil para presenciar o evento, devido a sua localização geográfica e pela forma como o fenômeno astronômico vai acontecer.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
As melhores cidades para observar o eclipse sempre são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do ‘anel de fogo’, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular.
Na Paraíba, mais de 50 cidades, além de João Pessoa, são as melhores para visualizar o eclipse localizadas no Sertão, Cariri, Agreste, Curimataú e Litoral
A faixa de anularidade passa pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. De acordo com o presidente da Associação de Astronomia da Paraíba, Marcelo Zurita, o eclipse é um dos maiores eventos astronômicos dos últimos 80 anos.
Com total apoio do Governo Municipal, através do prefeito Vital Costa, o 23º Encontro Nacional de Astronomia ocorrerá na cidade de Araruna-PB, de 12 a 14 de outubro de 2023, no Campus VIII da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. A última edição do ENAST ocorreu em Sobral, no Ceará e celebrou cem anos do eclipse total do Sol de 29/05/1919. Neste ano, o ENAST será marcado pelo eclipse anular do Sol em 14/10/2023, pois Araruna será um dos locais privilegiados para a observação do fenômeno.
Segundo os físicos, um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.
No entanto, o especialista explica que diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Veja Vídeo
Prefeitura de Araruna adquire Castramóvel para cuidar de cães e gatos
Ler Notícia
Veja Vídeo
Prefeito Vital Costa faz entrega de quatro carros novos para a população de Araruna
Ler Notícia
Geral
João Pessoa sedia Simpósio sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação
Ler Notícia