
Reprodução
Primeira trilha de longo curso do Nordeste, os Caminhos das Ararunas agora contam com um passaporte turístico. O documento será entregue a turistas que decidirem desbravar os mais de 120 quilômetros de corredores ecológicos, os quais se estendem por quatro municípios vizinhos – Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. As prefeituras das respectivas cidades, a agência do Sebrae Araruna e o Fórum de Turismo do Curimataú estão apoiando o projeto.
A trilha é constituída por oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, continuadamente, ou em dias separados, de maneira intercalada. Fica a critério dos participantes percorrê-la caminhando, correndo, com bicicleta ou a cavalo.
Para melhorar a orientação, todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e demarcado com a sinalização padrão, nas cores amarelo e preto.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ao longo do caminho, foram estabelecidas oito paradas estratégicas, onde os trilheiros receberão o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada a conclusão de cada uma das etapas.
No passaporte há uma ficha médica para preenchimento com informações pessoais, como o tipo sanguíneo e telefone para emergência. Além disso, é possível encontrar imagens e a descrição dos principais atrativos turísticos da trilha nos idiomas português e inglês.
Ao concluir os Caminhos das Ararunas, o turista receberá um certificado. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, afirma o coordenador da trilha, Ricardo Câmara.
De acordo com a gerente da agência do Sebrae Araruna, Heloísa Mirelli, o passaporte é um avanço, resultado de um esforço coletivo.
“A liderança do presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Henrique, foi de suma importância para a consolidação do Caminho das Ararunas, juntamente com as secretarias de Turismo envolvidas. O Sebrae, como parceiro, estará sempre participando de iniciativas que promovam o turismo da nossa Paraíba. Estaremos juntos nessa caminhada, fortalecendo o turismo do Curimataú Paraibano”, enfatizou Heloísa Mirelli.
Postado por Tribuna do Norte
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Prefeitura de Araruna inicia cadastro das famílias para distribuição do peixe da Semana Santa
Ler Notícia

Araruna
Prefeitura de Araruna lança Passaporte da trilha de longa distância “Caminho das Ararunas” para atrair ainda mais turistas
Ler Notícia

Política
Daniella relata acidentes com mortes na BR-230 e pede a Lula conclusão das obra
Ler Notícia