
Reprodução
A sinalização dos corredores ecológicos que compõem o Caminho das Ararunas recebeu manutenção nas últimas semanas, resultado de uma ação conjunta da Prefeitura Municipal e o Fórum de Turismo do Curimataú. A iniciativa foi implementada com o objetivo de reforçar as marcações verticais e horizontais ao longo da trilha, garantindo maior segurança aos turistas que exploram o percurso.
O trabalho de sinalização envolveu cinco dos oito trechos, que correspondem a aproximadamente 80 quilômetros de extensão A trilha completa possui 135 quilômetros e atravessa vales, cânions, sítios arqueológicos, comunidades rurais e assentamentos no município, além de adentrar o Parque Estadual da Pedra da Boca, um dos maiores pontos turísticos da Paraíba. O parque é reconhecido por sua rica biodiversidade, composta por imponentes rochas, cavernas, pinturas rupestres e espécies endêmicas.
Para o prefeito Availdo Azevedo, o incentivo ao ecoturismo é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. “Todo investimento feito na trilha de longo curso Caminho das Ararunas reforça a certeza de benefícios duradouros. Trata-se de um produto turístico que impulsiona o crescimento do nosso município e também do Curimataú paraibano, incluindo no processo os comerciantes das áreas rurais, agricultores familiares e artesãos, que agora têm um novo direcionamento para suas produções. Isso nos faz expandir de forma sustentável, com foco na preservação ambiental e na economia circular”, afirmou o gestor municipal.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Seguindo as diretrizes da Rede Brasileira de Trilhas e a portaria conjunta dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, a sinalização foi cuidadosamente padronizada para garantir clareza e segurança ao longo do percurso. As setas pintadas em pedras, cercas e troncos orientam os visitantes sobre a direção a seguir; placas de sinalização destacam os sentidos, especialmente nas bifurcações; e marcações zebradas confirmam que o caminhante está no caminho certo. "O trabalho tem sido realizado com muito cuidado, respeitando o meio ambiente e contando com o apoio de voluntários, moradores e parceiros locais. Apesar dos desafios, o esforço coletivo tem gerado resultados positivos", comentou o guia de turismo Rudson Silva.
Além da manutenção, foram realizadas reuniões com as comunidades locais e associações da região para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões. Nesta fase, também foram formalizadas as autorizações dos proprietários de terras por onde a trilha passa. "Foi um trabalho conjunto, construído com diálogo, respeito e o desejo de tornar a trilha acessível e bem estruturada", explicou Anderson Nascimento (China), guia de turismo responsável pela coordenação.
O Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Ricardo Câmara, afirmou que a sinalização será refeita periodicamente, de modo a garantir a visibilidade das marcações. “Queremos que o Caminho das Ararunas seja visitado o ano inteiro. Estamos comprometidos com a manutenção contínua e com o fortalecimento das parcerias locais, sempre visando o crescimento sustentável do turismo regional”, afirmou o secretário.
Sobre o Caminho das Ararunas
O Caminho das Ararunas é a primeira trilha de longo curso do Nordeste a ser cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas. Seu projeto foi concebido como uma ferramenta para a preservação ambiental, o lazer e o desenvolvimento sustentável no Curimataú paraibano. A trilha atravessa cinco municípios — Araruna, Tacima, Dona Inês, Riachão e Cuité — que oferecem apoio estrutural e logístico para sua manutenção.
Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério do Turismo, o Caminho das Ararunas tem ganhado destaque nacional, com ações de divulgação e participação em feiras e congressos do setor, apoiadas pela Prefeitura de Araruna e pelo Fórum de Turismo do Curimataú.
Postado por ASCOM
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Prefeito de Araruna adere ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância em cerimônia na cidade de Campina Grande
Ler Notícia

Araruna
Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto
Ler Notícia

Policial
Policial agride paciente com deficiência dentro de hospital no interior do RN, denuncia vereadora
Ler Notícia