
Reprodução
Nacionalmente reconhecida por seu potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, a região do Curimataú da Paraíba vai ganhar um reforço na divulgação e na valorização de suas belezas naturais: o passaporte turístico “Caminhos das Ararunas”. Idealizado pelo Fórum de Turismo do Curimataú, com apoio do Sebrae/PB e de outras instituições, o documento é uma espécie de guia para quem pretende conhecer e percorrer a primeira trilha de longo curso da região Nordeste.
De acordo com os organizadores do passaporte, que estará disponível ao público nas próximas semanas, a trilha “Caminhos das Ararunas” foi a primeira com esse perfil a ser cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas. Ela é constituída por oito trechos, que se estendem pelos municípios de Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. Ao todo, são 120 quilômetros de corredores ecológicos, que podem ser percorridos em dias seguidos, de forma contínua, ou então de maneira intercalada.
Ainda segundo o Fórum de Turismo, o percurso pode ser feito através da caminhada, corrida, de bicicleta ou a cavalo. Independentemente de qual seja a opção escolhida pelo turista, o objetivo do passaporte é orientar o percurso e estimular o turismo regional. Para isso, ao longo do caminho foram estabelecidas oito paradas estratégicas, onde os trilheiros receberão o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada no passaporte a conclusão de cada uma das etapas.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ao concluir a trilha “Caminhos das Ararunas”, o turista também receberá um certificado de reconhecimento emitido pelo Fórum. Além dos carimbos de visitação, o passaporte também conta com orientações para a realização da trilha, dicas de segurança, informações sobre cada ponto estratégico e uma ficha médica para reunir informações sobre o turista e indicação de contato para emergências.
De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Araruna, Heloísa Diniz, o lançamento do passaporte é resultado de um esforço coletivo que está sendo realizado na região, em prol do fortalecimento turístico do Curimataú paraibano. “A cooperação entre os parceiros para o alcance dos objetivos em comum foi primordial para a participação, união e fortalecimento de todos os municípios envolvidos. O Sebrae, como um desses parceiros, estará sempre participando de iniciativas como essa, que promovam o turismo da Paraíba”, explicou a gerente.
Por sua vez, o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, enfatizou o simbolismo do passaporte. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância, porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, acrescentou Câmara.
UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Prefeitura de Araruna inicia cadastro das famílias para distribuição do peixe da Semana Santa
Ler Notícia

Araruna
Prefeitura de Araruna lança Passaporte da trilha de longa distância “Caminho das Ararunas” para atrair ainda mais turistas
Ler Notícia

Política
Daniella relata acidentes com mortes na BR-230 e pede a Lula conclusão das obra
Ler Notícia