Araruna
Caminhos das Ararunas: passaporte vai incentivar atividade turística no Curimataú da Paraíba
Iniciativa, que conta com o apoio do Sebrae, pretende gerar visibilidade para a primeira trilha de longo curso do Nordeste

Publicado em 15/02/2023 13:09

Reprodução

Nacionalmente reconhecida por seu potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, a região do Curimataú da Paraíba vai ganhar um reforço na divulgação e na valorização de suas belezas naturais: o passaporte turístico “Caminhos das Ararunas”. Idealizado pelo Fórum de Turismo do Curimataú, com apoio do Sebrae/PB e de outras instituições, o documento é uma espécie de guia para quem pretende conhecer e percorrer a primeira trilha de longo curso da região Nordeste.  

De acordo com os organizadores do passaporte, que estará disponível ao público nas próximas semanas, a trilha “Caminhos das Ararunas” foi a primeira com esse perfil a ser cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas. Ela é constituída por oito trechos, que se estendem pelos municípios de Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. Ao todo, são 120 quilômetros de corredores ecológicos, que podem ser percorridos em dias seguidos, de forma contínua, ou então de maneira intercalada. 

Ainda segundo o Fórum de Turismo, o percurso pode ser feito através da caminhada, corrida, de bicicleta ou a cavalo. Independentemente de qual seja a opção escolhida pelo turista, o objetivo do passaporte é orientar o percurso e estimular o turismo regional. Para isso, ao longo do caminho foram estabelecidas oito paradas estratégicas, onde os trilheiros receberão o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada no passaporte a conclusão de cada uma das etapas. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao concluir a trilha “Caminhos das Ararunas”, o turista também receberá um certificado de reconhecimento emitido pelo Fórum. Além dos carimbos de visitação, o passaporte também conta com orientações para a realização da trilha, dicas de segurança, informações sobre cada ponto estratégico e uma ficha médica para reunir informações sobre o turista e indicação de contato para emergências.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Araruna, Heloísa Diniz, o lançamento do passaporte é resultado de um esforço coletivo que está sendo realizado na região, em prol do fortalecimento turístico do Curimataú paraibano. “A cooperação entre os parceiros para o alcance dos objetivos em comum foi primordial para a participação, união e fortalecimento de todos os municípios envolvidos. O Sebrae, como um desses parceiros, estará sempre participando de iniciativas como essa, que promovam o turismo da Paraíba”, explicou a gerente.  

Por sua vez, o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, enfatizou o simbolismo do passaporte. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância, porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, acrescentou Câmara.  

 

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com