Para alertar a população e para incentivar a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a prefeitura de Araruna, através da secretaria municipal de saúde realiza neste sábado (24) o Dia D de Combate à Dengue. A ação faz parte da mobilização organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Araruna.
A eliminação de locais com água parada é a melhor estratégia de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti e consequentemente para reduzir o risco de transmissão de dengue, zika vírus e chikungunya. As pessoas são convidadas e orientadas a vistoriarem suas casas, quintais e ambientes de trabalho para limparem pontos que podem acumular água.
Em Araruna, além das ações individuais de cada morador, a secretaria de saúde vai está na feira livre deste sábado promovendo uma ação de conscientização e entrega de material educativo para os moradores.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Medidas de prevenção
O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. É importante limpar e verificar regularmente esses locais. Confira algumas dicas do que fazer para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya:
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Postado por ASCOM