O auditório da Universidade Estadual da Paraíba em Araruna ficou lotado durantre o lançamento do passaporte da trilha de longo curso Caminhos das Ararunas, no último sábado (25). Prestigiaram o evento autoridades políticas, representantes de instituições de fomento ao turismo, jornalistas, empresários e condutores locais. A cerimônia contou com a participação do deputado estadual Eduardo Carneiro, que destacou as ações de desenvolvimento do turismo no município, que desde 2017 vem se consolidando cada vez mais. Falaram também o presidente da Empresa Paraibana de Turismo, Ferdinando Lucena; o secretário executivo de turismo da Paraíba, Delano Tavares; o superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim; e o prefeito Vital Costa, que evidenciou o trabalho incessante da gestão municipal na estruturação e aperfeiçoamento do turismo em Araruna, tendo em conta sua importância para o estímulo na economia local. Na mesa, também acompanharam a cerimônia a vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo na Paraíba, Rosa Aguiar, e o prefeito de Tacima, Luís Rodrigues Sobrinho (Xató).
Após as considerações iniciais, o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, conduziu a apresentação do passaporte, mostrando as principais informações que compõem o documento, as imagens, os trechos e as orientações minuciosamente pensadas para nortear os turistas nos mais de 120 quilômetros de vias ecológicas. Ricardo sublinhou a necessidade de municípios pensarem de maneira regionalizada, compreendendo que a trilha é planejada para ser permanentemente trabalhada. “Todos nós passaremos para outro plano um dia, mas os Caminhos das Ararunas vão ficar”, concluiu.
Em seguida, as autoridades receberam os brindes elaborados por uma parceria firmada entre empresários e prefeitura de Araruna. Além de doces, amostra de bebida e chaveiros, o presente trazia o passaporte dos Caminhos das Ararunas e uma caneta personalizada com a marca da trilha. A iniciativa foi pensada para estreitar os vínculos entre a iniciativa privada e o poder público, numa clara demonstração de cooperação para o fortalecimento do turismo.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Com o encerramento das apresentações do passaporte, os convidados acompanharam o espetáculo protagonizado pela banda 12 de Agosto, que animou a noite com clássicos da música popular brasileira. O Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas também se apresentou ao público, trazendo em sua performance a energia das festividades juninas e fazendo uma prévia do que virá no mês de junho.
O artesanato local também foi contemplado na cerimônia. A Casa da Economia Solidária, por meio de suas artesãs, expôs aos convidados os trabalhos realizados no artesanato local, com peças exclusivas constituídas de traços e técnicas com a identidade de Araruna.