Sempre houve muita resistência para se fazer turismo no interior da maioria dos Estados do Brasil. O turismo de sol e mar é o ¨queridinho¨ de 9 entre 10 turistas que viajam pelo país. Com o advento da pandemia da Covid 19, essa resistência foi quebrada, pois quando houve uma pequena abertura, em agosto de 2020, as viagens só podiam ser feitas de carro, para cidades próximas e com poucas pessoas. Assim muitos brasileiros começaram a conhecer melhor o Estado onde nasceram ou moram.
Na Paraíba não foi diferente. A campanha intitulada ¨Você já está em seu próximo Destino¨, lançada em 2020 pela PBTUR, estimulava essas viagens e a resposta da população foi imediata. A Paraíba tem cidades lindas, com muitos atrativos, ótima infraestrutura e elas estão caindo no gosto de nativos e turistas de todo o mundo.
Uma dessas cidades é Araruna, que fica a cerca de 160 quilômetros de João Pessoa, capital do estado. Araruna há anos vem se moldando para se tornar uma cidade turística e seus os atrativos naturais são imensos.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
É lá que está o Parque Estadual Pedra da Boca, com suas formações rochosas esplêndidas que são um verdadeiro espetáculo da natureza, e o atrativo mais conhecido da região do Curimataú do Estado. Trata-se é uma reserva ambiental e ecológica com mais 160 hectares e as principais formações são a Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Carneiro e Pedra do Letreiro. Por lá existem diversas trilhas, sítios arqueológicos e um pêndulos de tirar o fôlego dos aventureiros.
A Pedra da Macambira, com seus 130 metros de altura, é outro exemplo desse potencial que torna Araruna a Capital da Aventura da Paraíba. A formação gigantesca é de uma beleza extraordinária e por lá é comum a prática de rapel e outros esportes de aventura.
Canyon Macapá
Distante oito quilômetros do centro de Araruna, na sua área existem seis cachoeiras, sendo a maior com uma queda d`água de 80 metros, todas bem cheias no período do inverno. Por lá existem duas vias de rapel e sítios arqueológicos, que tornam o lugar um dos mais procurados por quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura.
Para se ter uma ideia do potencial de Araruna para o turismo de Aventura, no município estão catalogadas 150 vias de escaladas, algumas consideradas clássicas no Brasil. Não é à toa que o lugar atrai gente do mundo todo.
Caminhos das Ararunas
É uma trilha de longo curso, com 130 quilômetros de extensão, que começa em Araruna, passa pelas cidades de Riachão, Tacima e Dona Inês e termina na zona rural de Cuité. O caminhante vai conhecer a fundo o bioma Caatinga, passando por cinco unidades de conservação e vivenciando diversos tipos de paisagens ao longo do seu curso. A trilha atravessa vales, canyon, montanhas, vilas e povoados.
A trilha está dividida em oito trechos, que podem ser feitos em oito dias, mas quem tiver resistência, pode percorrer os 130 quilômetros de uma única vez. O nível de dificuldade é moderado e difícil e no trajeto há vários pontos de apoio para os caminhantes.
No Instagram existe o perfil oficial da trilha (@caminhosdasararunas), que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Lá tem todas as informações e atualizações necessárias para se fazer o trajeto com segurança.
Voo Livre
Na cidade existem duas rampas que são utilizadas para voos de asa delta e paraglider. Uma rampa está na divisa com a cidade de Riachão e a outra na divisa com Tacima. Os voos realizados a partir dessas duas plataformas são de longa distância e os melhores meses para essa prática são de setembro a dezembro. Muitos atletas de vários países usam as rampas de Araruna para quebrar recordes mundiais, com voos que vão até os estados do Ceará e do Piauí.
Infraestrutura
Araruna conta com 23 hotéis e pousadas e seis áreas de camping, que atendem a todos os gostos e bolsos. Comer bem na cidade é super fácil e para saber tudo sobre essa infraestrutura, o turista pode seguir o perfil da Secretaria de Turismo de Araruna (@araruna_tur). Para fazer todos os passeios com segurança o ideal é contratar os serviços da Araruna Adventure (@ararunaadventure) que atende pelo telefone 83 99380-9839.
Indicações da Expedição: Jornalistas na Estrada
Pousada Nêga Joana (@negajoana)
Empório Prime Bistrô e Creperia (@emporio_primepb)
Adega Bistrô Café na Serra (@adegabistrocafe)
Café da Serra (@café_daserra)
Pousada e Camping Recanto dos Coqueiros (@recantodoscoqueiros7)
Sobre o projeto
As jornalistas especializadas em Turismo Alessandra Lontra, Ana Célia Macêdo, Rosa Aguiar, Ruth Avelino e Teresa Duarte se uniram e criaram o projeto “Expedição: Jornalistas na Estrada”. O principal objetivo é a produção de conteúdo destacando e promovendo o turismo, divulgando lugares, equipamentos e a cultura em todas as regiões da Paraíba e captando os aspectos mais genuínos do Estado.
Sobre Ruth Avelino
Ruth Avelino é a correspondente do Paraíba Total na Expedição. Ela é jornalista com vasta experiência. Fez parte do primeiro time de repórteres da TV Cabo Branco, criou a Central de Radiojornalismo do Sistema Correio de Comunicação e foi editora geral da TV Correio. Foi assessora de imprensa da PBTUR e também presidiu por 12 anos a estatal, que promove o Destino Paraíba. A frente a PBTUR, Ruth Avelino imprimiu um novo modelo gestão, reconhecido em todo Brasil.
Fonte: Ruth Avelino
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Policial
Operação sossego: Polícia Militar prende proprietário de estabelecimento e três mulheres por estarem com crianças em um bar em Solânea
Ler Notícia
Policial
Polícia Militar prende indivíduo por embriaguez ao volante em Tacima
Ler Notícia
Oportunidades
Sine oferta mais de 800 vagas de emprego em 12 cidades da Paraíba
Ler Notícia