
Reprodução
O vice-prefeito e secretário de agricultura de Araruna, Iran Motos e o secretário executivo Múcio Macêdo, participaram, nesta segunda-feira (19), da IV Reunião do Fórum de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba (Fessagri). No encontro foram abordados os seguintes temas: Certificação sanitária, implementação de consórcios, aquisição e distribuição de sementes e a criação da linha de crédito Empreender Rural para o pequeno produtor que está sendo implementada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Empreender Paraíba, voltada à certificação, inicialmente, aos produtores de queijo, mel e ovo de capoeira.
O secretário Iran Motos disse que o Fórum é uma ótima oportunidade para capacitar a equipe, trocar experiências e trazer conhecimento para nossa terra. Também aproveitamos o Fórum para discutir com o secretário Joaquim Hugo, alguns temas importantes para Araruna. - EXPO SERRA DE ARARUNA - PONTO DE DISTRIBUIÇÃO DE RAÇÃO SUBSIDIADA EM ARARUNA E INCLUSÃO SE SAL PROTEINADO NO PROGRAMA E O FINANCIAMENTO DE DOIS KITS PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM PARA ARARUNA. "Vamos em frente, investindo cada vez mais na agricultura familiar de nossa Araruna, destacou Iran Motos".
O secretário executivo, Múcio Macêdo afirmou que “reunir os secretários de agricultura permite que cada um traga as demandas para serem apresentadas e discutidas em conjunto e ver os encaminhamentos que possam ser feitos”.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Joaquim Hugo, ressaltou que “a Expapi não é só uma exposição de animais, tem também uma vasta programação, e o encontro do Fessagri, com os secretários e secretárias de agricultura do estado da Paraíba, é um momento para ouvi-los, um momento para dialogar”.
Joaquim Hugo ressaltou que há uma sinalização positiva do governador João Azevêdo, que participou na abertura da Expapi na noite do domingo, para a implantação da linha de crédito chamada de Empreender Rural, por meio do Programa Empreender Paraíba, visando facilitar a certificação de queijarias, produção de mel e de ovo de capoeira. “A certificação é o caminho do produtor para conseguir comercializar sua produção. A ideia é dar um ‘empurranhãozinho’ para que os produtores consigam o selo de certificação e possam ampliar seus negócios”, comentou.
As condições pensadas da nova linha de crédito Empreender Rural são financiamento de até 60 parcelas, com a ação de carência de até 12 meses. A intenção é que o produtor pessoa física tenha acesso até a R$ 30 mil, enquanto quem tem a formalização, já possui o CNPJ, o crédito chegaria até R$ 150.
Postado por ASCOM
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Vice-governador participa da 2ª Expo Riacho e destaca força do agronegócio no Sertão da Paraíba
Ler Notícia

Araruna
Prefeito de Araruna adere ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância em cerimônia na cidade de Campina Grande
Ler Notícia

Araruna
Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto
Ler Notícia