Araruna
NESTA SEXTA: Escola municipal de Araruna é escolhida para receber Blitz de Eficiência Energética
Ação faz parte da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, que vai premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre jovens

Publicado em 13/10/2022 15:03 Atualizado em 13/10/2022 15:09

Reprodução

Acontece nesta sexta-feira (14), às 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves, em Araruna, a Blitz da Eficiência Energética da Energisa Paraíba. A ação faz parte da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) e tem o objetivo de divulgar essa competição estudantil junto à comunidade escolar, além de disseminar o conhecimento a respeito da temática.

A programação da olimpíada prevê a realização de várias Blitzen em diversas escolas públicas e privadas participantes ao redor do país, com o formato de aulas ministradas por especialistas no uso doméstico da energia elétrica interagindo diretamente com os professores e estudantes inscritos na disputa.

Aqui na Paraíba, a única Escola Municipal escolhida foi de Araruna para receber a Blitz, por conta da quantidade de inscritos para a edição deste ano. No total, 306 alunos da escola estão inscritos, entre estudantes do 8º e 9º ano da instituição.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Inscrições para a ONEE 2022

As inscrições de professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) continuam abertas. A Olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas.

Os interessados poderão realizar a inscrição até 21 de outubro, acessando o ícone “Inscrições” no site https://onee.org.br/olimpiada. O estudante deve ser inscrito na olimpíada pelo representante ou colaborador da escola em que estuda, na série ou ano em que estiver cursando.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal. Entre elas, a Energisa Paraíba.

O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora. Serão ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da Olimpíada.

No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Acre e Tocantins, além do Distrito Federal.

Gerência de Comunicação e Marketing  

Danielle Luz: (83) 99182-7458

Lílian Viana: (83) 99412-2414  


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com