
Reprodução
O auditório da Universidade Estadual da Paraíba ficou lotado na audiência pública para tratar do plano de manejo do Parque Estadual da Pedra da Boca, nesta sexta-feira (03). O evento foi conduzido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a empresa responsável pela elaboração do projeto, Econsult.
A audiência foi iniciada com o prefeito de Araruna, Vital Costa, que ressaltou a importância do momento, aguardado há 23 anos pela população ararunense. Desde a fundação do parque, o plano de manejo é uma das principais reivindicações de condutores, guias de turismo, empresários e moradores da região. Em seu discurso, Vital Costa destacou a insistência da gestão municipal na busca por dialogar com o governo da Paraíba e viabilizar a elaboração do documento.
Marcaram presença o prefeito de Tacima-PB, Luis Rodrigues (Xató) e o prefeito de Passa e Fica-RN, Flaviano Lisboa, acompanhado pelo ex-prefeito Pepeu Lisboa. O vereador de Araruna, Odon Macêdo, também participou da audiência pública representando o poder legislativo. Todos discursaram e enalteceram o avanço da elaboração do plano de manejo, uma vez que os atrativos naturais da unidade de conservação movimentam o fluxo turístico nas cidades vizinhas. O Sebrae Paraíba, parceiro em diversas ações de desenvolvimento do turismo local, foi representado pela gerente da agência Araruna, Heloísa Mirelli.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A primeira parte da apresentação foi ministrada pela empresa Econsult. A equipe discorreu sobre o diagnóstico ambiental do meio físico, biótico e social, o zoneamento da área, a descrição de atividades estratégicas e programas de manejo para o uso sustentável do parque. Em seguida, o público pôde manifestar comentários, sugestões e direcionar perguntas para a Sudema e a empresa. Essa dinâmica envolveu empresários do município, condutores e guias de turismo, políticos e agentes da administração pública de Araruna. As observações devem ser incorporadas à versão final do plano de manejo.
O próximo passo é adequar o conteúdo com base nas alterações sugeridas pelo público e enviá-lo para análise do comitê gestor, que deve emitir um parecer deferindo ou indeferindo o documento.
O que é o plano de manejo?
De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), trata-se de um documento que apresenta estudos ambientais sobre a unidade de conservação, contendo regras, planos e programas pensados para o cumprimento dos objetivos que garantam a manutenção de determinada área.




Postado por ASCOM
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Prefeitura de Araruna inicia cadastro das famílias para distribuição do peixe da Semana Santa
Ler Notícia

Araruna
Prefeitura de Araruna lança Passaporte da trilha de longa distância “Caminho das Ararunas” para atrair ainda mais turistas
Ler Notícia

Política
Daniella relata acidentes com mortes na BR-230 e pede a Lula conclusão das obra
Ler Notícia