Araruna
Prefeitura de Araruna lança Passaporte da trilha de longa distância “Caminho das Ararunas” para atrair ainda mais turistas

Publicado em 22/03/2023 18:26

Reprodução

A Prefeitura de Araruna, através da Secretaria Municipal de Turismo, lança, neste sábado, dia 25, o passaporte da trilha de longa distância do Nordeste “Caminho das Ararunas”. O lançamento vai acontecer às 19h, no auditório da UEPB, com a presença do prefeito Vital Costa, vice-prefeito Availdo Azevedo, prefeitos dos municípios envolvidos, comerciantes locais e convidados.

Primeira trilha de longo curso do Nordeste, os Caminhos das Ararunas agora conta com um passaporte turístico. O documento será entregue a turistas que decidirem desbravar os mais de 120 quilômetros de corredores ecológicos, os quais se estendem por quatro municípios vizinhos – Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. As prefeituras das respectivas cidades, a agência do Sebrae Araruna e o Fórum de Turismo do Curimataú estão apoiando o projeto.

Segundo o prefeito de Araruna, Vital Costa, o lançamento desse passaporte é mais uma ação para impulsionar, divulgar e promover o turismo em Araruna. Vamos, juntos, transformar o discurso de que o turismo gera emprego e renda em prática. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Lançamento do Passaporte Caminhos das Ararunas

LocalCampus UEPB (Av. Cel. Pedro Targino, s/n - Centro, Araruna)

Data25/03/2023

Horário19h

Programação

SÁBADO 25/03/2023

  • Saída às 9h para o Cânion da Serra Verde e Pedra da Macambira, dois importantes atrativos

turísticos do município;

  • Check-in nos hotéis às 12h;
  • Almoço às 12h30;
  • Chá da tarde no Hotel Fazenda Nega Joana, às 16h;
  • Evento de lançamento do passaporte dos Caminhos das Ararunas, às 19h. A programação também inclui apresentações da Banda de Música 12 de Agosto e do Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas, além de um coquetel para o público

DOMINGO 26/03/2023

  • Café da manhã às 8h;
  • Passeio histórico-cultural, com saída às
  • Encerramento às 10h30.

Observação: A visitação aos pontos turísticos dependerá das condições climáticas. Chuvas intensas dificultam o acesso aos atrativos naturais.

A trilha é constituída por oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, continuadamente, ou em dias separados, de maneira intercalada. Fica a critério dos participantes percorrê-la caminhando, correndo, com bicicleta ou a cavalo. Para melhorar a orientação, todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e demarcado com a sinalização padrão, nas cores amarelo e preto.

Ao longo do caminho, foram estabelecidas oito paradas estratégicas, onde os trilheiros receberão o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada a conclusão de cada uma das etapas.

No passaporte há uma ficha médica para preenchimento com informações pessoais, como o tipo sanguíneo e telefone para emergência. Além disso, é possível encontrar imagens e a descrição dos principais atrativos turísticos da trilha nos idiomas português e inglês.

Ao concluir os Caminhos das Ararunas, o turista receberá um certificado. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, afirmou o coordenador da trilha, Ricardo Câmara.

De acordo com a gerente da agência do Sebrae Araruna, Heloísa Mirelli, o passaporte é um avanço, resultado de um esforço coletivo. “A cooperação entre os parceiros para o alcance dos objetivos em comum foi primordial para a participação, união e fortalecimento de todos os municípios envolvidos. A liderança do Presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Henrique, foi de suma importância para a consolidação do Caminho das Ararunas, juntamente com as secretarias de turismo empenhadas em colocar o turismo como destaque nos seus respectivos municípios. O Sebrae, como parceiro, estará sempre participando de iniciativas que promovam o turismo da nossa Paraíba. Estaremos juntos nessa caminhada, fortalecendo o turismo do Curimataú Paraibano”, enfatizou Heloísa Mirelli.

Instagram: @caminhosdasararunas

Contato: (83) 99117-7373


Postado por ASCOM

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com