Reprodução
A Prefeitura de Araruna protocolou na última segunda-feira, 19, na Câmara Municipal, um projeto de lei (PL) que prevê homenagem a professora “DOROTÉA DE LOURDES DA COSTA BATISTA”, ex-presidente do Poder Legislativo de Araruna. A proposta de autoria do Executivo Municipal sugere que o CENTRO DE CULTURA em construção, leve o nome de Dorotéa de Lourdes da Costa Batista. Além de professora, historiadora, foi eleita vereadora em quatro oportunidades e Presidente do Poder Legislativo Municipal.
Vale destacar que Dorotéa Batista foi à última Presidente do Clube Recreativo 14 de Julho e em seu último ato, repassou o prédio à Administração Pública Municipal, onde por muitos anos funcionou como escola, sendo demolido recentemente para a construção do Centro de Cultura, que agora, levará seu nome como forma de demonstração por parte do Poder Público Municipal de gratidão e respeito à memória de uma mulher que deixou um legado de esposa, mãe, avó amorosa que amava a família e sua terra natal Araruna/PB.
Filha de Walfrêdo Targino da Costa e Maria de Jesus Fialho da Costa, Dorotéa nasceu em 17/05/1952 na cidade de Araruna e faleceu em 05/12/2023 na sua cidade natal. Foi casada com Evandi Batista da Silva, quando passou se chamar Dorotéa de Lourdes da Costa Batista, tendo 03 filhos sendo eles: Ubiratan Batista da Silva, Harlley José da Costa Batista e Walfrêdo Juno da Costa Batista.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Estudou as primeiras letras na cidade de Araruna-PB, dentre os vários professores e professoras que abrilhantaram sua vida escolar, o professor Arnaldo, acredito, foi o mestre que a fez pensar alto, além dos limites de seu município.
Cursou Pedagogia, em seguida, foi aprovada no curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em meados de 1973/1974, também concursada na Prefeitura de João Pessoa-PB, onde lecionou em escolas na capital e estudava o curso de Direito.
Já casada e com seus filhos já nascidos, decidiu largar o Curso de Direito entre o 8° ao 9° período universitário, para cuidar de sua família, que residiam em Araruna, em detrimento de questões de trabalho do seu cônjuge.
Sempre envolvida no campo político desde a época universitária. Era costumeiramente convocada por familiares para redigir discursos políticos, por sua experiência e saber notável.
Ativa e de uma memória incomparável, era capaz de realizar grandes discursos de improviso. Formou-se em História pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, professora efetiva na E.E.E.M. Benjamim Gomes Maranhão, fez de sua disciplina uma forma de explanar a história da Paraíba e especialmente a da sua querida terra Araruna. Fazia de sua disciplina, um momento de aprendizado e contemplação do passado.
Dorotéa Fialho, como gostava de ser chamada, ou simplesmente Dodó, exerceu várias atividades durante sua trajetória de vida, dentre suas diversas realizações, destacamos: Presidente da Campanha de Beneficente dos Pobres de Santo Antônio, Diretora Escolar da E.E.E.F. Targino Pereira, Presidente do Clube Recreativo 14 de Julho, Co-fundadora do Apostolado da Oração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Vereadora com 04 mandatos eletivos, Historiadora e Professora, Secretária Executiva de Turismo do Município de Araruna, Integrante do grupo de artesãs Paraibanas "Irmãs Arteiras" e Coordenadora do Artesanato municipal, este último, até data de sua partida.
Iniciou sua vida no Legislativo Municipal de Araruna em 1989, onde foi à vereadora de oposição mais votada e a primeira mulher a conseguir a maior votação em cargo legislativo da época.
Postado por ASCOM
Comentários
Outras Notícias
Paraíba
Empreendedores aproveitam festas de final de ano em Cuité para vender mais aos visitantes
Ler Notícia
Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Ler Notícia
Araruna
Prefeito Availdo Azevedo vistoria obras da Praça de Eventos e destaca agilidade na execução
Ler Notícia