
Reprodução
O Cadastro Único, porta de entrada para diversos programas sociais do governo, está passando por uma modernização que promete tornar o atendimento mais rápido e seguro. A partir da semana de 17 de março, um novo portal de gestão estará disponível para os operadores do sistema. A migração da base de dados ocorrerá entre os dias 1º e 16 de março, sem impactar o atendimento à população.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a modernização não altera o funcionamento para as famílias cadastradas, mas trará mais agilidade para os processos de inscrição e atualização de dados. "Não muda nada para as famílias. A única diferença é que o processo de cadastro será mais rápido e seguro", afirmou Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.
Atendimento garantido
Durante a migração, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e outras unidades seguirão funcionando normalmente. Para evitar impactos no trabalho dos operadores, a transição foi programada para ocorrer no período do Carnaval. Nesse intervalo, os cadastros poderão ser realizados via formulário impresso ou por meio do novo sistema em modo offline.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os pagamentos do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também não sofrerão interrupções.
A nova plataforma vai integrar as bases de dados do Governo Federal, reduzindo o tempo gasto na digitação de informações já disponíveis. Com a inclusão automática de dados de registros civis, Receita Federal e Previdência Social, por exemplo, os processos que antes levavam meses passarão a ser concluídos em poucos dias.
Outra novidade é a possibilidade de acesso offline ao formulário do Cadastro Único. Com isso, entrevistadores sociais poderão coletar dados em regiões sem conexão com a internet e transferi-los para o sistema posteriormente.
Segurança e qualificação
O novo sistema contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, ajudando a prevenir fraudes. Além disso, os operadores e entrevistadores terão acesso a cursos online para aprimorar o atendimento e manter a base de dados sempre atualizada.
Postado por Extra.Globo
Comentários
Outras Notícias

Oportunidades
Sine-PB oferta mais de 600 vagas de emprego a partir de terça-feira
Ler Notícia

Paraíba
Governo do Estado entrega cisternas e beneficia 55 famílias no município de Damião
Ler Notícia

Nova faixa de renda
Ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida começa em maio; entenda
Ler Notícia