Reprodução
Mais de dois milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já contestaram descontos feitos para sindicatos e associações sem autorização, solicitando o reembolso de valores.
Segundo o INSS, até as 17h deste domingo (dia 25), 2.075.965 de segurados já haviam apresentado contestações. O pedido de devolução de valores pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS. Outra opção é ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A partir da próxima sexta-feira (dia 30 de maio), os beneficiários do INSS também poderão procurar atendimento presencial em agências dos Correios.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Balanço das contestações
- Quantidade de consultas feitas por segurados: 2.124.024
- Quantos não autorizaram os descontos e solicitaram o reembolso: 2.075.965
- Quantos reconheceram que autorizaram os descontos: 48.059
- Atendimentos pelo Meu INSS: 1.920.627 (90,3%)
- Atendimentos pela central 135: 203.397 (9,7%)
- Quantidade de entidades contestadas: 41
Entenda
Após a revelação das fraudes, cuja investigação ficou a cargo da Polícia Federal (PF) e da Corregedoria-Geral da União, o governo federal determinou o ressarcimento a todos os segurados lesados no período de março de 2020 a março de 2025, assim como pediu o bloqueio de bens e contas bancárias de associações suspeitas de terem feito os descontos ilegais.
Após a contestação apresentada pelo aposentado ou pelo pensionista, sindicatos e associações terão até 15 dias úteis para devolver o dinheiro às pessoas prejudicadas.
Caso a entidade não consiga comprovar o vínculo (autorização dada pelo segurado), esta será obrigada a restituir os descontos.
O INSS vai enviar à entidade — por meio do Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA) — uma Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU) para que esta devolva os valores descontados indevidamente, corrigidos pela inflação.
O INSS, então, vai repassar o dinheiro ao segurado em sua conta já cadastrada para recebimento do próprio benefício. O governo ainda não informou, porém, a partir de quando começará a devolução desses valores.
Descontos referentes a abril deste ano
No caso do mês de abril de 2025, descontos foram feitos em aposentadorias e pensões, mas o INSS não chegou a repassar os valores para sindicatos e associações. Por isso, o dinheiro já está sendo devolvido junto com o pagamento da folha de maio, que começou nesta segunda-feira (dia 26).
Postado por Extra.Globo
Comentários
Outras Notícias
Esporte
Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 contra Marrocos, no dia 13 de junho, em Boston ou Nova Jersey
Ler Notícia
Concursos
Câmara Municipal de Bayeux publica edital de concurso público com salários de até R$ 2,5 mil
Ler Notícia
Araruna
Mês da Economia Solidária promove atividades na cidade de Araruna
Ler Notícia