Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será na próxima quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data relembra a luta dos escravos e a morte de Zumbi, que comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Ele comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Desde 2003, as escolas são obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira na grade curricular. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Até 2023, a data era feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, e em de cerca de 1.200 cidades através leis municipais, o que representava 29% do território brasileiro. No Distrito Federal, o dia era considerado ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.
Postado por Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
Paraíba
Harrison Targino está na mira da PF e MPF por investigação de fraude no concurso de prerrogativas da OAB-PB, diz oposição; veja os documentos
Ler Notícia
Araruna
Prefeito eleito de Araruna (PB), Availdo Azevedo participa em Brasília do “Seminário Novos Gestores”, promovido pela CNM
Ler Notícia
VEJA VÍDEO
Estrutura de som desaba durante festa pública na Paraíba; Prefeitura se pronuncia
Ler Notícia