Concursos
Marinha e Aeronáutica têm 2.431 vagas abertas em concursos.

Publicado em 17/03/2025 08:18

Reprodução

A Marinha e a Aeronáutica estão com inscrições abertas para concursos com uma oferta total de 2.431 vagas. São oportunidades de níveis fundamental, médio e superior, para quem se identifica com a carreira militar.

— Os editais podem trazer restrições de gênero, idade e altura, por exemplo. Mas a pessoa apta ainda tem que analisar o custo e o benefício de usar uma farda — diz Rodrigo Vieira, diretor do Curso Dedicação, considerando que a carreira militar exige muito do físico e do psicológico: — Requer abnegação, dedicação exclusiva e períodos longos de afastamento do seio da família. E o Estatuto dos Militares deixa bem claro que os pilares são hierarquia e disciplina.

Quem quiser conquistar uma vaga pode apostar na resolução de provas antigas de seleções militares como uma estratégia de preparação. Os candidatos contam com a vantagem de haver poucas mudanças nos conteúdos programáticos ao longo dos anos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

— Os concursos militares trazem uma certa previsibilidade. Por isso, a dica é resolver as dez últimas provas da seleção pretendida. Isso serve para entender o perfil da banca, como ela cobra os assuntos e condicionar o cérebro ao grau de dificuldade aplicado.

 

O estudo para as provas teóricas, no entanto, não deve abafar a preparação física. Os concursos militares contam, em etapa posterior, com testes em que são exigidas execuções de exercícios, entre os quais flexões e abdominal. Em alguns casos, há até natação.

— O erro mais comum dos candidatos é não atribuir muito importância a isso. Mas condicionamento físico demanda tempo de preparação — explica Michel Barrinha, CEO do Centro de Treinamento Barrinha, que prepara candidatos para testes físicos de diferentes concursos militares: — Os editais especificam bem a maneira como os movimentos devem ser executados, desde a posição inicial até a posição final. O ideal é levar o edital ao seu preparador físico para ele analisar seus movimentos e corrigi-los, caso seja necessário.

Veja abaixo mais algumas orientações enviadas ao EXTRA pelos professores: Nívia Xavier, de Língua Portuguesa, da Degrau Cultural; Thiago Nunes, de Matemática, da Degrau Cultural; Wagner dos Santos, de Língua Inglesa, da Degrau Cultural; Wallace Alexandre, de Física, do Curso Dedicação; e Letícia Bastos, de Redação, do Gran Concursos. 

Como são as seleções

  • Fuzileiros navais

A Marinha inscreve até o dia 28 de março para o concurso do Corpo de Fuzileiros Navais, com oferta de 1.680 vagas. O site para fazer a inscrição é www.marinha.mil.br/cgcfn/.

É necessário ter ensino médio. A prova tem questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os enunciados são diretos e curtos. Em Matemática, as questões podem explorar mais de um ponto do edital.

  • Oficiais da Marinha

A Marinha vai abrir 174 vagas de oficiais de carreira, que exigem nível superior. As oportunidades estão distribuídas em seis editais de concursos públicos, nas áreas de Medicina, Odontologia, Saúde e Apoio à Saúde, Técnica, Engenharia e Capelania.

As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 14 de maio, no endereço www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/. Além da prova de Conhecimentos Profissionais, haverá uma redação.

  • Sargentos músicos

A Marinha vai abrir 32 vagas para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais. As inscrições vão de 3 de abril a 16 de maio, no endereço www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/. Todos serão avaliados numa prova sobre Conhecimentos de Música, além de uma redação.

  • Redação na Marinha

Os concursos da Marinha que pedem redação trabalham com o gênero dissertativo-argumentativo. O texto deve ter entre 15 e 30 linhas. Os temas propostos costumam abordar assuntos relacionados a ética, defesa nacional, administração pública e questões sociais.

  • Oficiais da Aeronáutica

A Aeronáutica tem 345 vagas de oficiais para médicos (311), engenheiros (14), capelães (6), farmacêuticos (4), dentistas (3) e profissionais do quadro de apoio (7). O concurso de nível superior recebe inscrições até hoje, por meio do endereço www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/admissao-e-selecao.

A seleção contará com provas de Conhecimentos Especializados, além de Gramática e Interpretação de Texto, com enunciados são ora curtos e objetivos, ora longos e mais explicativos. Com exceção dos médicos, todos os candidatos farão uma redação.

  • Cadetes do ar

A Aeronáutica inscreve para um concurso de nível fundamental, com oferta de 150 vagas, até 26 de março. O endereço para inscrição é www.fab.mil.br/ingresso/. A prova para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar terá questões de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, além de uma redação.

Apesar do baixo nível de escolaridade pedido, a prova de Português é considerada uma das mais difíceis dos concursos brasileiros, já que costuma ter muitos textos de variados gêneros e alternativas de respostas longas. A ênfase da prova é na parte de interpretação e compreensão textual. A prova de Língua Inglesa é estruturada basicamente em interpretação de texto, e alguns recursos que podem ajudar nos estudos são aplicativos como “News in Levels” e uma gramática básica. Em Matemática, a cobrança também vai além do básico, propondo problemas fora da caixinha.

  • Oficiais aviadores

A Aeronáutica vai oferecer 50 vagas para cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. As inscrições estarão abertas entre 7 e 28 de abril, pelo site www.fab.mil.br/ingresso/afa/afa2026.html. É necessário ter concluído o ensino médio.

A prova terá questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de uma redação. O nível de dificuldade é elevado para todas as disciplinas, misturando enunciados diretos e objetivos, e outros mais longos e explicativos. Uma boa dica para a prova de Língua Inglesa é traduzir de um a dos textos por dia, de sites como The New York Times e BBC.

  • Redação na Aeronáutica

As prova de redação também seguem o formato dissertativo-argumentativo, mas o candidato deve escrever entre cem e 150 palavras. Em edições anteriores, o título foi cobrado, mas sua exigência sempre consta do enunciado da prova. O tema aparece em forma de questionamento, estimulando uma tomada de posição sobre assuntos relacionados a atualidades, ética, cidadania e desafios sociais.

  • Mais informações

Os concursos têm vagas para ambos os sexos. Requisitos de idade, altura e outras informações sobre as seleções podem ser conferidos nos editais.

  • Teste físico

Todas as seleções têm testes físicos. Segundo Michel Barrinha, é necessário fazer uma anamnese com intuito de analisar o nível do candidato, a fim de montar um plano para o ganho de força e condicionamento cardiorrespiratório. Ele alerta que é importante chegar ao dia do teste preparado pra executar mais repetições do que é pedido, pois o avaliador pode invalidar alguns movimentos caso não atinja o padrão requerido.

No dia do teste físico, é aconselhável alimentos leves que sejam de fácil digestão. Coma de duas a três horas antes do teste e mantenha-se hidratado.


Postado por Extra.Globo

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com