
Reprodução
A Marinha e a Aeronáutica estão com inscrições abertas para concursos com uma oferta total de 2.431 vagas. São oportunidades de níveis fundamental, médio e superior, para quem se identifica com a carreira militar.
— Os editais podem trazer restrições de gênero, idade e altura, por exemplo. Mas a pessoa apta ainda tem que analisar o custo e o benefício de usar uma farda — diz Rodrigo Vieira, diretor do Curso Dedicação, considerando que a carreira militar exige muito do físico e do psicológico: — Requer abnegação, dedicação exclusiva e períodos longos de afastamento do seio da família. E o Estatuto dos Militares deixa bem claro que os pilares são hierarquia e disciplina.
Quem quiser conquistar uma vaga pode apostar na resolução de provas antigas de seleções militares como uma estratégia de preparação. Os candidatos contam com a vantagem de haver poucas mudanças nos conteúdos programáticos ao longo dos anos.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
— Os concursos militares trazem uma certa previsibilidade. Por isso, a dica é resolver as dez últimas provas da seleção pretendida. Isso serve para entender o perfil da banca, como ela cobra os assuntos e condicionar o cérebro ao grau de dificuldade aplicado.
O estudo para as provas teóricas, no entanto, não deve abafar a preparação física. Os concursos militares contam, em etapa posterior, com testes em que são exigidas execuções de exercícios, entre os quais flexões e abdominal. Em alguns casos, há até natação.
— O erro mais comum dos candidatos é não atribuir muito importância a isso. Mas condicionamento físico demanda tempo de preparação — explica Michel Barrinha, CEO do Centro de Treinamento Barrinha, que prepara candidatos para testes físicos de diferentes concursos militares: — Os editais especificam bem a maneira como os movimentos devem ser executados, desde a posição inicial até a posição final. O ideal é levar o edital ao seu preparador físico para ele analisar seus movimentos e corrigi-los, caso seja necessário.
Veja abaixo mais algumas orientações enviadas ao EXTRA pelos professores: Nívia Xavier, de Língua Portuguesa, da Degrau Cultural; Thiago Nunes, de Matemática, da Degrau Cultural; Wagner dos Santos, de Língua Inglesa, da Degrau Cultural; Wallace Alexandre, de Física, do Curso Dedicação; e Letícia Bastos, de Redação, do Gran Concursos.
Como são as seleções
- Fuzileiros navais
A Marinha inscreve até o dia 28 de março para o concurso do Corpo de Fuzileiros Navais, com oferta de 1.680 vagas. O site para fazer a inscrição é www.marinha.mil.br/cgcfn/.
É necessário ter ensino médio. A prova tem questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os enunciados são diretos e curtos. Em Matemática, as questões podem explorar mais de um ponto do edital.
- Oficiais da Marinha
A Marinha vai abrir 174 vagas de oficiais de carreira, que exigem nível superior. As oportunidades estão distribuídas em seis editais de concursos públicos, nas áreas de Medicina, Odontologia, Saúde e Apoio à Saúde, Técnica, Engenharia e Capelania.
As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 14 de maio, no endereço www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/. Além da prova de Conhecimentos Profissionais, haverá uma redação.
- Sargentos músicos
A Marinha vai abrir 32 vagas para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais. As inscrições vão de 3 de abril a 16 de maio, no endereço www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/. Todos serão avaliados numa prova sobre Conhecimentos de Música, além de uma redação.
- Redação na Marinha
Os concursos da Marinha que pedem redação trabalham com o gênero dissertativo-argumentativo. O texto deve ter entre 15 e 30 linhas. Os temas propostos costumam abordar assuntos relacionados a ética, defesa nacional, administração pública e questões sociais.
- Oficiais da Aeronáutica
A Aeronáutica tem 345 vagas de oficiais para médicos (311), engenheiros (14), capelães (6), farmacêuticos (4), dentistas (3) e profissionais do quadro de apoio (7). O concurso de nível superior recebe inscrições até hoje, por meio do endereço www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/admissao-e-selecao.
A seleção contará com provas de Conhecimentos Especializados, além de Gramática e Interpretação de Texto, com enunciados são ora curtos e objetivos, ora longos e mais explicativos. Com exceção dos médicos, todos os candidatos farão uma redação.
- Cadetes do ar
A Aeronáutica inscreve para um concurso de nível fundamental, com oferta de 150 vagas, até 26 de março. O endereço para inscrição é www.fab.mil.br/ingresso/. A prova para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar terá questões de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, além de uma redação.
Apesar do baixo nível de escolaridade pedido, a prova de Português é considerada uma das mais difíceis dos concursos brasileiros, já que costuma ter muitos textos de variados gêneros e alternativas de respostas longas. A ênfase da prova é na parte de interpretação e compreensão textual. A prova de Língua Inglesa é estruturada basicamente em interpretação de texto, e alguns recursos que podem ajudar nos estudos são aplicativos como “News in Levels” e uma gramática básica. Em Matemática, a cobrança também vai além do básico, propondo problemas fora da caixinha.
- Oficiais aviadores
A Aeronáutica vai oferecer 50 vagas para cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. As inscrições estarão abertas entre 7 e 28 de abril, pelo site www.fab.mil.br/ingresso/afa/afa2026.html. É necessário ter concluído o ensino médio.
A prova terá questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de uma redação. O nível de dificuldade é elevado para todas as disciplinas, misturando enunciados diretos e objetivos, e outros mais longos e explicativos. Uma boa dica para a prova de Língua Inglesa é traduzir de um a dos textos por dia, de sites como The New York Times e BBC.
- Redação na Aeronáutica
As prova de redação também seguem o formato dissertativo-argumentativo, mas o candidato deve escrever entre cem e 150 palavras. Em edições anteriores, o título foi cobrado, mas sua exigência sempre consta do enunciado da prova. O tema aparece em forma de questionamento, estimulando uma tomada de posição sobre assuntos relacionados a atualidades, ética, cidadania e desafios sociais.
- Mais informações
Os concursos têm vagas para ambos os sexos. Requisitos de idade, altura e outras informações sobre as seleções podem ser conferidos nos editais.
- Teste físico
Todas as seleções têm testes físicos. Segundo Michel Barrinha, é necessário fazer uma anamnese com intuito de analisar o nível do candidato, a fim de montar um plano para o ganho de força e condicionamento cardiorrespiratório. Ele alerta que é importante chegar ao dia do teste preparado pra executar mais repetições do que é pedido, pois o avaliador pode invalidar alguns movimentos caso não atinja o padrão requerido.
No dia do teste físico, é aconselhável alimentos leves que sejam de fácil digestão. Coma de duas a três horas antes do teste e mantenha-se hidratado.
Postado por Extra.Globo
Comentários
Outras Notícias

Veja Vídeo
Abraão Alves se retrata após ser condenado em processo movido por Iran Motos por publicação caluniosa no período eleitoral
Ler Notícia

Araruna
Prefeito Availdo Azevedo anuncia pagamento de março a todos os servidores para esta segunda (31)
Ler Notícia

Federação PP-União
Lucas Ribeiro vê ‘soberba’ de Efraim e sugere ‘humildade’: “Foguete já dá ré”
Ler Notícia