A partir desta quarta-feira (10), a população poderá retirar de graça, através do Farmácia Popular, remédios para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Os medicamentos, anteriormente, integravam a modalidade de coparticipação do programa. A mudança se dá em comemoração aos 20 anos do projeto.
O Farmácia Popular oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes. Segundo o Ministério da Saúde, 95% dos medicamentos e insumos (39 entre 41) passam a ser gratuitos para toda a população agora. A expectativa é que, pelo menos, 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas, o que deve gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano.
O programa, relançado pelo governo federal no ano passado, distribuía gratuitamente, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Os demais eram subsidiados em até 90% pelo governo federal, mas o cidadão pagava o restante do valor praticado pela farmácia.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quem tem direito
Qualquer brasileiro pode retirar medicamentos através do programa Farmácia Popular, apresentando documento e receita médica. A exceção é apenas para a retirada de absorventes gratuitos, reservada a pessoas em situação de rua, estudantes de baixa renda da rede pública ou pessoas com renda mensal de até R$ 218.
Para os beneficiários do Bolsa Família, no entanto, até os dois medicamentos que fazem parte da modalidade de coparticipação são oferecidos gratuitamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Farmácia Popular cresceu 8,8% de 2022 para 2023, atingindo, em junho do ano passado, 22 milhões de brasileiros que podiam se tratar com custos menores ou inexistentes. A iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras. Mas a expectativa é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Para isso, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – outra estratégia do governo para diminuir os vazios assistenciais no país.
Como retirar os medicamentos e insumos
- Vá a uma farmácia credenciada, os estabelecimentos são identificados pela logomarca Farmácia Popular;
- Apresente um documento oficial com foto e o número do CPF;
- Mostre a receita médica dentro do prazo de validade.
Postado por Extra.Globo
Comentários
Outras Notícias
Araruna
Araruna receberá nova ação itinerante do Programa Cidadão Paraíba
Ler Notícia
Araruna
Paraíba realiza Curso de Policiamento Turístico para atuação mais eficiente nas demandas específicas
Ler Notícia
Política
ALPB define eleição da Mesa Diretora para a próxima terça; prazo para inscrever chapas já está aberto
Ler Notícia