Economia
Farmácia Popular passa a distribuir remédios para colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite

Publicado em 10/07/2024 21:17

Reprodução

A partir desta quarta-feira (10), a população poderá retirar de graça, através do Farmácia Popularremédios para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Os medicamentos, anteriormente, integravam a modalidade de coparticipação do programa. A mudança se dá em comemoração aos 20 anos do projeto.

O Farmácia Popular oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes. Segundo o Ministério da Saúde, 95% dos medicamentos e insumos (39 entre 41) passam a ser gratuitos para toda a população agora. A expectativa é que, pelo menos, 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas, o que deve gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano.

O programa, relançado pelo governo federal no ano passado, distribuía gratuitamente, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Os demais eram subsidiados em até 90% pelo governo federal, mas o cidadão pagava o restante do valor praticado pela farmácia.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quem tem direito

Qualquer brasileiro pode retirar medicamentos através do programa Farmácia Popular, apresentando documento e receita médica. A exceção é apenas para a retirada de absorventes gratuitos, reservada a pessoas em situação de rua, estudantes de baixa renda da rede pública ou pessoas com renda mensal de até R$ 218.

Para os beneficiários do Bolsa Família, no entanto, até os dois medicamentos que fazem parte da modalidade de coparticipação são oferecidos gratuitamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Farmácia Popular cresceu 8,8% de 2022 para 2023, atingindo, em junho do ano passado, 22 milhões de brasileiros que podiam se tratar com custos menores ou inexistentes. A iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras. Mas a expectativa é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Para isso, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – outra estratégia do governo para diminuir os vazios assistenciais no país.

Como retirar os medicamentos e insumos

  • Vá a uma farmácia credenciada, os estabelecimentos são identificados pela logomarca Farmácia Popular;
  • Apresente um documento oficial com foto e o número do CPF;
  • Mostre a receita médica dentro do prazo de validade.


Postado por Extra.Globo

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com