
Reprodução
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou três marcas de cafés torrados que foram consideradas impróprias para consumo. As análises laboratoriais apontaram que os produtos da Melissa, Pingo Preto e Oficial descumprem as normas na Portaria nº 570, de 9 de maio de 2022, que estabelece os padrões oficiais de identidade e qualidade do café torrado comercializado no Brasil.
Segundo o ministério, os exames detectaram a presença de impurezas e matérias estranhas em quantidade acima do permitido. Também foram identificados níveis elevados de micotoxinas — substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem causar danos à saúde. Como essas falhas comprometem a identidade e a qualidade, os produtos foram reprovados na análise.
O Mapa determinou o recolhimento dos lotes irregulares e orienta os consumidores que tenham adquirido alguma das marcas envolvidas a suspender o consumo imediatamente. Com base no Código de Defesa do Consumidor, é possível solicitar a substituição do produto.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Caso os cafés desclassificados ainda estejam à venda, o ministério pede que a ocorrência seja denunciada por meio da plataforma Fala.BR, com a identificação do nome e endereço do estabelecimento.
Marcas de café consideradas impróprias para consumo
Marca | Lote | Empresa responsável (embalador) | UF | Irregularidade encontrada |
MELISSA | 0125A | Com. E Ind. de Torrefação de Café Duas Marias Ltda | Paraná | Somatório de impurezas e matérias estranhas acima do permitido e presença de micotoxinas |
PINGO PRETO | 12025 | Jurere Café Comércio de Alimentos Ltda | Santa Catarina | Somatório de impurezas e matérias estranhas acima do permitido |
OFICIAL | 263 | Master Blends Indústria de Alimentos Ltda | São Paulo | Presença de micotoxinas |
O que dizem as marcas
O Grupo Jurerê, responsável pela marca Pingo Preto, informou que o produto questionado é uma mistura para preparo de bebidas, e não café torrado e moído, como teria sido classificado pelo Mapa. A empresa afirma que o item foi produzido com base em regulamentação da Anvisa e acompanhado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina, que validou os ingredientes, o rótulo e o enquadramento legal do produto. Ainda segundo o grupo, “por enquadramento equivocado do produto pelo Mapa como café torrado e moído, considerou os ingredientes validados no processo de início de produção como impurezas em suas análises”, disse em nota.
Em nota, a empresa produto teve sua produção encerrada em janeiro de 2025 e o lote reprovado na análise do Mapa já foi recolhido do mercado até que sejam prestados os esclarecimentos aos órgãos competentes.
A Duas Marias (D.M. Alimentos Ltda.), responsável pela marca Melissa, também contesta o enquadramento feito pelo Mapa. Em nota assinada pelo setor jurídico, a empresa afirma que o produto fiscalizado não é café torrado e moído, mas sim um alimento industrializado com formulação distinta, classificado como “pó para preparo de bebida sabor café”. Segundo a empresa, o produto segue as normas da Anvisa e não se enquadra nas exigências da cadeia do café, fiscalizada pelo Mapa.
"A tentativa de enquadramento deste produto nas normas específicas da cadeia do café, como Portaria SDA nº 570/2022 do Mapa, que trata exclusivamente dos padrões de identifidade e qualidade do café torrado e moído, é tecnicamente equivocada e inadequada, estando inclusive, já sendo questionada legalmente", argumento a empresa.
A D.M. Alimentos Ltds, no entanto, não esclareceu se recolheu o lote reprovado na análise do Mapa.
Já a Master Blends, responsável pela marca Oficial, não respondeu aos questionamentos até a publicação desta reportagem.
Postado por Extra.Globo
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Festival de Inverno das Serras é lançado e movimentará cinco cidades do Curimataú paraibano
Ler Notícia

Araruna
TRE-PB mantém indeferimento da AIJE protocolizada por Benjamin Maranhão, em desfavor de Availdo Azevedo, Vital Costa Araújo e Iran Motos
Ler Notícia

Paraíba
João Pessoa é a capital nordestina com melhor qualidade de vida, segundo o IPS 2025
Ler Notícia