Sexo e afins
Sete passos para fazer a relação que esfriou se tornar quente e divertida novamente!

Publicado em 16/05/2024 22:56 Atualizado em 16/05/2024 23:05

Reprodução

Seu relacionamento parece obsoleto? Cansado do mesmo de sempre? Junte-se ao clube! Mais da metade dos casais que me procuram reclamam que seu relacionamento está em crise.

E nem são brigas, é pior... Brigar demonstra emoção. Trata-se de apatia... Estão juntos, mas é como se estivessem separados, convivem no mesmo espaço, mas suas vidas há muito tempo se apartaram de tal maneira que estão mais para dois estranhos dividindo a mesma casa.

Separar? Nem cogitam, os que tem filhos usam esse argumento para seguirem juntos e quando não há filhos, existe algo poderoso: o comodismo. Uma noite, em uma mesa de bar, junto com amigos e amigos dos amigos, um homem, que não conhecia direito, após falar mal da sua companheira (ausente), respondeu a alguém que perguntou por que não se separava:

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

-Separar? Eu hem?! Jamais! E ter que começar tudo de novo? Mulheres são todas iguais!

Fui contida pelo meu filho, já com meia dúzia de desaforos na boca, mas concordei com ele. Com alguém com essa mentalidade, pouca coisa se pode fazer.

Mas ele deixou aflorar uma verdade: o comodismo.

Então, se está ruim como está, se separar não é opção, só tem um jeito:

Mudar tudo, renovar, reformar de dentro para fora, re-namorar re-encontrar re-descobrir um ao outro e partir daí, para um futuro bem melhor do que esta mesmice que, se deixar, se perpetuará roubando a vitalidade de ambos.

Mas quero deixar claro que a vida não é uma roda gigante de emoções. Hábitos e padrões de comportamento são benéficos, nos dão estabilidade, segurança, nos fazem sentir confortáveis na vida diária, mas seguir os movimentos no piloto automático de forma contínua rapidamente eliminará a alegria no relacionamento e, aí sim, faltam poucos passos para instalar a tão temida monotonia.

Uma rotina diária monótona não só cria distância e infelicidade, mas também esmaga a intimidade e o romance. Pior ainda, o tédio tem o potencial de se tornar ainda mais corrosivo do que o conflito direto, como disse acima, mas vale uma boa briga, neste caso.

Felizmente, há boas notícias. Se ambos se empenharem, dá para reformar essa relação e sair bem mais forte desta fossa onde a correria do dia a dia, as cobranças e o excesso de obrigações o levaram. Sim, porque esses são os reais motivos para um relacionamento esfriar.

Vou colocar aqui sete maneiras de tirar a relação do atoleiro e deixá-la muito mais divertida!

Faça algo que arrepie!

Tentar algo novo e excitante regularmente ajuda muito a quebrar a monotonia e aumentar o calor em seu relacionamento. Como assim? Os cientistas dizem que novas experiências ativam o sistema de recompensa do cérebro, inundando-o com dopamina e norepinefrina. Esses são os mesmos circuitos cerebrais que disparavam intensamente no início do seu relacionamento e faziam vocês se sentirem tontos e perdidamente apaixonados.

Qualquer coisa que seja nova ou interessante – ou mesmo um pouco assustadora – deve servir. Ande de montanha-russa, nadem nus no escuro, estacionem em algum lugar e façam amor no banco de trás do carro ou vá a um bar de karaokê e cantem um dueto juntos. Não é do tipo aventureiro? Sem problemas. Inscreva-se em aulas de dança de salão, parem para almoçar em algum lugar onde vocês nunca estiveram antes ou estendam um cobertor no chão e façam um piquenique.

Desligue a TV

Considerando o estilo de vida agitado atual, é fácil criar o hábito de encalhar em frente à TV para relaxar ao final de um longo dia de trabalho (mesmo quando não há nada passando, exceto reprises). Este é um grande erro, já que a farra da TV leva você a uma espiral de estupor. Chamo a TV de “distração sem interação” porque faz muito pouco para manter os casais unidos e conectados.

Cinema é cinema, pare de confundir!

De acordo com um estudo publicado no Journal of Mass Communication and Society , o vício em “romances cinematográficos” compromete os relacionamento de forma surpreendente. Os cientistas descobriram que quanto mais você acredita nos relacionamentos românticos que vê na TV e no cinema, menor é a probabilidade de você se sentir feliz em seu próprio relacionamento (a sensação é que poderia ser sempre melhor). Mas sei o quanto a tv, principalmente, faz parte do dia a dia dos lares. Uma alternativa? Experimente a música. Sintonize, aumente o volume e deixe que ela trabalhe o seu relaxamento, o retorno às emoções. Melhor ainda, peça ao seu parceiro para dançar lentamente, assista, ou dance juntos.

Dividir para somar

Se você teme que passar um fim de semana longe do seu parceiro ou sair à noite com os amigos será prejudicial ao seu relacionamento, repense. Casais que passam muito tempo juntos são os que correm maior risco de cair na mesmice. Seu relacionamento precisa respirar. De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, um dos segredos mais bem guardados entre casais felizes e casados há muito tempo é: “Damos espaço um ao outro”. A psicóloga e autora do estudo Terri Orbuch, Ph.D., acredita que ter espaço ou privacidade suficiente em um relacionamento é mais importante para a felicidade de um casal do que ter uma boa vida amorosa e concordo plenamente com ela.

Então, para uma mudança de ritmo, passe uma noite separados a cada semana ou mais - com amigas ou amigos, ou praticando uma atividade que você goste pessoalmente. Sentir falta do seu parceiro ajuda a lembrá-lo do quanto ele é importante para você. Passar um tempo sozinho desfrutando de suas paixões individuais também reacende sua atração, dando a vocês dois algo novo e emocionante para compartilhar quando se reunirem.

Tirem miniférias juntos

Qual a melhor maneira de quebrar a rotina do que mudando de cenário? Independentemente do seu destino, pegar a estrada tira você da rotina do dia a dia e permite que vocês passem mais tempo de qualidade juntos . Não é de surpreender que uma pesquisa recente realizada pela US Travel Association revele que impressionantes 77% dos casais que viajam juntos têm melhor intimidade e mais romance do que aqueles que não o fazem. Se isso não for suficiente para fazer você querer fugir, 28% disseram que suas vidas amorosas melhoraram depois da viagem - e desses, 40% insistiram que viajar aumentou permanentemente o calor em seus relacionamentos.

Duplique seu prazer com namoro duplo

Noites de encontro são ótimas, mas quando são só vocês dois é difícil não ter as mesmas conversas repetidas vezes. Logo, o que era para ser novidade, acaba por virar entediante rotina... Para reiniciar seu relacionamento, agende um encontro duplo. Pesquisadores da Wayne State University descobriram que passar tempo com outras pessoas pode ajudá-lo a reacender a paixão por seu parceiro. Porém, há um problema : você precisa sair com um casal com quem se sinta confortável em ter uma conversa boa e profunda para colher esses benefícios. Os cientistas especulam que quando você conta coisas positivas sobre si mesmo para outros casais, isso reforça a proximidade que você sente com seu parceiro. O autor principal do estudo, Keith Welker , PhD, diz que fazer com que outros casais respondam positivamente a você e seu parceiro pode lhe dar uma visão nova e positiva de seu parceiro e de seu relacionamento. Mas todo cuidado é pouco para esse encontro não virar Drs (discutir a relação) à quatro!

Faça algo espontâneo

Falei em outra matéria mas é sempre bom repetir: Um beijo ou abraço do seu parceiro quando você chega do trabalho, uma rapidinha no sábado de manhã funciona como elixir da juventude. Mas, claro, tem que ser realmente espontâneo ou logo virará algo rotineiro e perderá o sabor. E você sabia que comportamentos românticos improvisados aumentam a confiança e a comunicação dentro de um relacionamento? Sim há estudos à respeito, esses movimentos de carinho, aumentam os níveis gerais de felicidade em 20%. Então, abandone a rotina e curta a vida, porque a vida é curta.


Postado por Extra.Globo

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com