Reprodução
A brasileira Sabrina Cherman, de 22 anos, é de família do Rio de Janeiro, mas nasceu em Minas Gerais. Aos 14, foi morar em Israel para fazer o ensino médio. Quando acabou, serviu o exército por três anos. Como ela passou um período como militar, tornou-se israelense.
O tempo dela no exército terminou faz menos de um mês, e Sabrina afirma que não esperava voltar tão cedo para a instituição. No entanto, no sábado (7) começou a guerra atual entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
As forças armadas de Israel convocaram 360 mil reservistas. Sabrina é uma dessas pessoas: ela vai se apresentar na quarta-feira (11) pela manhã.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ela deverá fazer patrulha perto das vilas da fronteira, ajudar a pegar pessoas feridas em helicópteros e outras tarefas que surgirem. Ela diz que espera que o confronto seja prolongado: "Essa vai ser a guerra mais longa pela qual Israel vai passar", afirma.
A soldado Sabrina vai voltar para a base onde ela serviu durante os últimos três anos: um ponto entre o Egito e a Faixa de Gaza. Esse é um dos locais por onde entram suplementos para os cerca de 2,1 milhões de moradores do território palestino.
O local é perigoso: ela relata que neste ano houve um atentado de um grupo terrorista do Egito lá, e três soldados foram assassinados.
Sabrina afirma que um dos maiores receios é sobre o que pode acontecer com seus amigos do exército. "Um amigo meu foi [se apresentar] hoje, e eu tenho medo de falar tchau como se fosse a última vez. É triste saber que pode ser a última vez", diz ela.
Ataque-surpresa
A brasileira diz que considera injusta a forma como o exército de Israel é descrito em redes sociais e em veículos de imprensa --os soldados, diz ela, têm protocolos para tratar os inimigos, e quando uma pessoa que representa uma ameaça é capturada, a primeira coisa que fazem é dar água, comida e atendimento médico.
"O exército de Israel é um dos mais fortes do mundo, e não se esperava um ataque da dimensão desse que aconteceu. Foi em um dia de shabbat, que é um dia em que todos estão com a família, as pessoas querem curtir", afirma.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Paraíba
Paraíba avança no tratamento do diabetes com capacitação para uso de insulina mais moderna no SUS
Ler Notícia
Paraíba
João Azevêdo visita obras do Polo Turístico Cabo Branco e acompanha ritmo das construções
Ler Notícia
Araruna
Prefeito de Araruna promove uma série de mudanças no secretariado municipal
Ler Notícia