Mundo
Guerra: Putin anuncia operação militar na Ucrânia; bombardeios são registrados em Kiev

Publicado em 24/02/2022 08:38

Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar na região de Donbass, em declaração oficial. Donbass, na Ucrânia, é onde ficam as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, de maioria étnica russa e reconhecidas como regiões independentes pelo presidente russo nesta semana.

Putin afirmou que as  forças russas não têm planos de ocupar a Ucrânia. No entanto, a Rússia se defenderá caso seja necessário. Nos últimos dias, as tropas do governo ucraniano têm avançado na região, rompendo com o Acordo de Minsk de 2015. Nesta quarta-feira, 23, as repúblicas separatistas do Donbass pediram apoio militar à Rússia.

“As circunstâncias nos obrigam a tomar medidas decisivas e imediatas. As repúblicas populares de Donbass pediram ajuda à Rússia. A este respeito, de acordo com o artigo 51, parte sete da Carta da ONU [Organização das Nações Unidas], com a sanção do Conselho da Federação e em cumprimento de tratados de amizade e assistência mútua com a RPD e a RPL, ratificados pela Assembleia Federal, decidi realizar uma operação militar especial”, disse Putin em um discurso.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Putin ainda lembrou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) apoia grupos neonazistas na Ucrânia e está se aproximando das fronteiras da Rússia.

Bombardeios

Segundo a CNN e vídeos que circulam nas redes sociais, a capital da Ucrânia, Kiev, na madrugada desta quinta-feira, 24, foi alvo de bombardeios. O jornalista da CNN Matthew Chance, relatando ao vivo de Kiev, afirmou ter ouvido o que soou como “grandes explosões” na capital. Alguns celulares estariam sem sinal na capital ucraniana.

Explosões também foram ouvidas em Kharkiv, cerca de 400 km a leste de Kiev. Também foram registrados bombardeios na cidade de Mariupol, no leste do país.


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com