
Reprodução
A4ª edição da Caprifeira, realizada em Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, vai distribuir R$ 50 mil em prêmios aos vencedores do concurso de raças e do torneio leiteiro. A estimativa é que o evento movimente mais de R$ 2 milhões na economia local. A programação, que foi aberta nesta quinta-feira (8) e prossegue até o sábado (10), é realizada pela prefeitura municipal com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) e do programa Empreender PB, com o Circuito Empreender.
A exposição de animais da 4ª Caprifeira reúne 46 produtores, sendo 16 produtores de Barra de Santa Rosa; oito de municípios vizinhos, como Algodão de Jandaíra, Sossego e Casserengue; além de 22 de outras regiões da Paraíba e de outros estados.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, avaliou o sucesso da Caprifeira apontando que a cada ano a programação é ampliada e mais produtores rurais procuram participar. Ele enfatizou que o fato de o evento ocorrer no Curimataú é também uma demonstração da força do circuito de eventos agropecuários da Paraíba. “O mais importante é que o produtor e a produtora rural têm nas feiras e exposições espaços para apresentar os animais, fazer negócios, tem o seu desenvolvimento pessoal e contribuir também com o do município”, comentou.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O prefeito de Barra de Santa Rosa, Alex Condá, avaliou que a realização da 4ª Caprifeira é responsável direto pelo desenvolvimento da ovinocaprinocultura do município. Ele ressaltou que durante a primeira edição do evento eram produzidos apenas 23 litros de leite por dia e atualmente já passa dos 700. “O objetivo principal do evento é fazer um intercâmbio entre o nosso criador e de demais regiões. Hoje nós já temos até produtores utilizando a técnica de inseminação artificial. O evento em si a cada ano tem sido ampliado através de parcerias importantes como o próprio Governo do Estado com Sedap, Empreender-PB”, apontou.
Para o criador José Augusto da Silva, a realização da Caprifeira “é um grande estímulo para o produtor rural. A gente quer participar do evento, quer desenvolver a genética do rebanho, trocar informações, aprender”. Ele, que começou o rebanho há alguns anos com cinco cabras leiteiras, atualmente possui 30 animais. “Já dá para garantir o sustento da família. Antes eu trabalhava em fazenda, agora tenho o meu próprio negócio”, completou.
O produtor rural do município de Zabelê, Fernando Alves da Silva, frisou que estava participando pela primeira vez da Caprifeira de Barra de Santa Rosa: “Costumo participar de eventos em todo o Nordeste e aqui está muito bem organizado, de alta qualidade”. Ele cria cabras leiteiras há mais de 25 anos e atualmente possui um rebanho aproximado de 120 cabras leiteiras, totalizando 250 animais de todos os tipos de ovinos e caprinos.
Já a artesã Ana Cláudia Santos comentou que a Caprifeira ultrapassa a ovinocaprinocultura e movimenta a economia como um todo. “É bom para o produtor rural, mas também toda a cidade sai ganhando”, apontou. Ela faz trabalhos artesanais utilizando como matéria-prima o sisal, criando cestos, porta-jóias e outras peças.
O morador Silvano de Oliveira aproveitou o evento para passear com a família. Ele levou o filho pequeno e aprovou. “Muito interessante ver tantas raças de animais reunidas. A gente vê a produção dos nossos criadores, vê a economia da cidade movimentada, o que também é importante. Sem falar que é um momento de lazer”, disse.
O evento também conta com feira de produtores regionais, palestras e a realização de oficinas. A programação musical será realizada na Praça Frei Martinho, com shows nesta sexta-feira (9) de Dayane França e Chama Que a Banda É Boa, Duquinha e Seu Desejo. Já no sábado (10), a festa contará com a Banda Sheganela, Kelly Silva e Júnior Viana.
A 4ª Caprifeira de Barra de Santa Rosa é apoiada, também, por parceiros como o Banco do Nordeste, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Oriental (Cisco Agro), da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB) e da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).
Postado por Secom PB
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Prefeitura de Araruna realiza grande festa em homenagem ao Dia das Mães
Ler Notícia

Cidades
Prefeitura de Cacimba de Dentro divulga programação do São João 2025
Ler Notícia

Paraíba
Do Litoral ao Sertão: semana começa com mais de 700 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira
Ler Notícia