Reprodução
Belém está pronta para receber, entre os dias 11 e 14 de dezembro, mais uma edição do Raízes do Brejo – Rota Cultural 2025, um dos eventos mais importantes do calendário turístico do Brejo paraibano. A cidade se transforma em um grande circuito cultural que valoriza o que tem de mais forte: sua gente, sua história e suas tradições.
Promovido pela Prefeitura de Belém em parceria com o Fórum de Turismo do Brejo, o evento mobiliza toda a região a partir dos potenciais culturais e naturais do município. A prefeita Aline Barbosa reforça o compromisso de Belém com o projeto:
“O município está pronto para oferecer aos visitantes a visita aos nossos engenhos de cachaça, as trilhas ecológicas — como a famosa Pedra do Cordeiro — além da gastronomia típica e dos shows musicais. Tudo isso compõe uma programação que se articula com outros municípios do Brejo paraibano e fortalece a rota como experiência coletiva e regional”, destaca.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Com o lema “Turismo consciente se faz com preservação”, o Raízes do Brejo reafirma o protagonismo de Belém dentro da rota turística e evidencia a importância da integração entre cultura, natureza e economia criativa. O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Josenildo Fernandes, também ressalta o papel estratégico do município:
“Belém reforça, mais uma vez, sua posição dentro do circuito, oferecendo experiências que unem história, patrimônio natural, artes e hospitalidade — elementos que fazem do Brejo paraibano uma das regiões culturais mais ricas do estado”, afirmou.
Quatro dias de vivências culturais
A programação tem início nesta quinta-feira, 11 de dezembro, com visita à tradicional Fábrica 3 de Maio, às 8h, seguida da exposição de artes visuais do artista belenense Porpino Filho, na Biblioteca Municipal.
Na sexta-feira, dia 12, a Praça 06 de Setembro recebe o público para a abertura oficial, às 19h, ao som da Banda Marcial Raul Barbosa. Às 20h, a noite segue com o acolhimento musical de Giovana do Sax, seguido do musical “Saudade da Porta de Casa”, em celebração aos 68 anos de Belém. O encerramento da noite fica por conta da cantora Paula Daiana, às 22h.
O sábado, 13 de dezembro, começa com a Caminhada Ecológica pela Trilha das Escritas Rupestres, às 14h, na zona rural de Camucá, com participação de Geovana Sax. A programação continua na Praça 06 de Setembro com o Sarau Cultural, às 16h, e a atividade de Zumba Dance, às 18h. À noite, os shows ficam por conta de Gabriel, Renan e Julia.
No domingo, 14 de dezembro, o evento encerra com a visita ao Engenho da D’dil, às 8h, animada pelo forró de Patrícia Martins, Vânia e Marcelino. O transporte será oferecido a partir da Biblioteca Municipal.
O Raízes do Brejo 2025 conta com a correalização da Secretaria de Cultura e Turismo da Paraíba e do Governo do Estado, além do apoio institucional da UFPB, SENAR e Fecomércio PB. O evento também recebe o patrocínio do Banco do Nordeste e do Sebrae, que fortalecem a conexão entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico sustentável.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Araruna
Publicada 6ª convocação de aprovados no concurso público da Prefeitura de Araruna
Ler Notícia
Araruna
Prefeitura de Araruna decreta ponto facultativo e altera expediente durante o Carnaval 2026
Ler Notícia
Araruna
Prefeitura de Araruna garante apoio aos blocos Dois Irmãos e das Virgens para o Carnaval 2026
Ler Notícia