A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza, nesta terça-feira (16), o 1º Seminário Regional das Feiras da Agricultura Familiar. O evento, idealizado pela Gerência Regional da Empaer de Solânea, começa a partir das 8h30, na Casa Vó Corina, localizada no Distrito de Roma, no município de Bananeiras, Brejo paraibano.
O seminário tem por objetivo principal fortalecer a rede das feiras da agricultura familiar da região, por meio da troca de experiências exitosas verificadas em todo o Estado. Na ocasião, os extensionistas, agricultores e autoridades presentes irão debater os pontos fortes e os desafios enfrentados pelas feiras locais, com a finalidade de desenvolver estratégias que ampliem o alcance dessas feiras, e assim, contribuir com a sustentabilidade econômica das famílias agricultoras.
A programação consta de dois painéis. O primeiro, logo após a abertura, será coordenado pelo facilitador das feiras no Estado extensionista Severino Henrique de Lima, que falará sobre Origens de Feiras da Agricultura Familiar, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes e Julieta Estevão, da Casa de Economia Solidária de Araruna, como moderadora.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O tema do segundo painel, Sustentabilidade e Soberania Alimentar nas Feiras da Agricultura Familiar será debatido pelos técnicos Maurício José Guerrini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Juliana Nóbrega, da UFPB Campus de Bananeiras, com moderação da extensionista Juliana Ferreira, da Empaer de Serraria. Após as discussões, serão formados grupos de trabalho para apresentação e encaminhamentos.
Com encerramento previsto para as 14h, o 1º Seminário Regional de Feiras da Agricultura Familiar conta com parcerias da Cooperativa de Agricultores Familiares do município de Bananeiras (Coofab), Sicred, Banco do Nordeste e DF Máquinas.
Feiras - Atualmente, a Paraíba conta com 91 feiras da agricultura familiar, beneficiando mais de 2.280 famílias agricultoras em 86 municípios. Em 2023, entre as feiras instaladas, estão a que fica no município de Brejo do Cruz, a primeira Feira Indígena Potiguar do Estado da Paraíba. Diferente das demais, que funcionam no período da manhã, a feira indígena acontece à tarde, horário mais frequentado pelos turistas.
Postado por Secom PB
Comentários
Outras Notícias
Policial
Operação sossego: Polícia Militar prende proprietário de estabelecimento e três mulheres por estarem com crianças em um bar em Solânea
Ler Notícia
Policial
Polícia Militar prende indivíduo por embriaguez ao volante em Tacima
Ler Notícia
Oportunidades
Sine oferta mais de 800 vagas de emprego em 12 cidades da Paraíba
Ler Notícia