Sertão em Alta
Índice de transmissão da Covid-19 cresce na PB; Patos tem a maior taxa

Publicado em 16/11/2021 15:52

Reprodução

A taxa de contágio do novo coronavírus voltou a subir na Paraíba, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros. Nesta terça-feira (16), o gestor informou que o índice passou de 1, marca da qual o estado ficou abaixo por cerca de dois meses. Segundo Medeiros, a região que puxa esse número para cima é o Sertão, sobretudo na cidade de Patos.

Baixe o app da ArarunaTV em seu celular e tenha acesso a todo nosso conteúdo. É leve e gratuito: clique aqui.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que a taxa atual da Paraíba é de 1,1. Esse número quer dizer que 100 pessoas infectadas com o vírus transmitem para outras 110. De acordo com as autoridades de saúde e infectologistas, o ideal é que essa taxa, que é chamada de RT, fique abaixo de 1,0.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O secretário de Saúde admitiu que a situação de Patos, cidades vizinhas e a região do Sertão, de forma geral, é preocupante para o Governo do Estado. O índice de transmissibilidade na cidade é de 1,57. Cabedelo tem uma taxa de 1,13, João Pessoa 1,08, Cajazeiras 1,07 e Campina Grande 1,05.

“Nós temos hoje um RT em Patos de um 1,57. Isso significa que 100 patoenses contaminam 157. É um número elevado. Há dois meses nós tivemos um RT acima de 1. Não há motivo de surpresa. Estamos com a variante Delta em circulação comunitária no estado. Variante que tem um alto poder de propagação. A pandemia ainda não acabou. As pessoas devem se abster de aglomerações e é fundamental o uso da máscara” avaliou Medeiros.

O secretário afirmou que o Estado ainda pode voltar a aumentar a capacidade de leitos para Covid-19 caso seja necessário para controlar a situação epidêmica dos municípios com maior taxa de contágio.

“A ocupação aumentou no Sertão e no Alto Sertão justamente por conta do aumento do RT naquela região. Nós temos hoje 48% dos leitos UTI adulto ocupados. Isso também porque houve uma diminuição no número leitos de UTI para atender doenças não covid. Esses leitos estão disponíveis, mas se tiver necessidade vamos remanejar novamente” explicou Medeiros.

João Cunha – MaisPB


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com