Reprodução
A Paraíba ganhará no próximo ano o Memorial Sivuca, com um acervo do artista paraibano de Itabaiana, autor de canções como “João e Maria” e “Feira de Mangaio”. Na manhã desta segunda-feira (22), o governador João Azevêdo e a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, estiveram reunidos na Granja Santana e assinaram um convênio no valor de R$ 1,2 milhão para a universidade fazer a reforma e a adequação do prédio que abrigará o memorial, localizado na avenida Presidente Getúlio Vargas, 125, Centro, onde funcionava a antiga Fundação José Américo.
O Memorial Mestre Sivuca preservará o legado do músico paraibano com um acervo de cerca de 10 mil peças doadas pela viúva Glória Gadelha, incluindo instrumentos, partituras, objetos pessoais, fotos e documentos do músico e instrumentista Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, que faleceu em 14 de dezembro de 2006. As obras de reforma do memorial estão em licitação e com recursos garantidos, com previsão de início no mês de fevereiro de 2026.
O governador João Azevêdo comemorou a assinatura do convênio com a UFPB e destacou que representa um sonho, não apenas da família de Sivuca, mas de todos os paraibanos. “Chegando no final do ano, próximo do Natal, tenho a alegria de assinar junto com a reitora Terezinha Domiciano um convênio para que a gente possa, nessa parceria com o Governo do Estado e Universidade Federal, realizar um sonho que eu tenho certeza que é de todos os paraibanos, implantar o Memorial de Sivuca, celebrando esse grande mestre da música brasileira que nos representou mundo afora e que merecia um espaço digno de sua grandeza.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A reitora Terezinha Domiciano agradeceu em nome da UFPB essa ação conjunta com o Governo da Paraíba para a consolidação do memorial Sivuca e a utilização de outros prédios da universidade como espaços de cultura, memória e inovação no próximo ano. “O memorial Sivuca representa uma conquista coletiva de toda a UFPB, mas eu diria de toda a sociedade paraibana, da viúva e cantora Glorinha Gadelha, e com repercussão internacional. Sivuca é um nome de referência da música internacional e que, a partir dessa ação conjunta com o governo do Estado, terá um memorial do tamanho que o artista merecia”.
O secretário de Cultura, Pedro Santos, disse que o Memorial dará visibilidade à obra e à história de Sivuca e reforça ainda mais a ação de preservação e ocupação do Centro Histórico. “Assim como o Museu da Paraíba, no Palácio da Redenção, vem recebendo milhares de paraibanos e turistas do mundo todo, o Memorial Sivuca também receberá visitantes e admiradores de sua obra de todo o mundo, formando um extraordinário roteiro turístico e cultural no nosso centro histórico”.
Revitalização de outros prédios no Centro Histórico - Durante a reunião, as equipes do Governo da Paraíba e da UFPB também discutiram futuras parcerias para a ocupação de prédios da Universidade, como a antiga Faculdade de Direito e a Academia de Comércio Epitácio Pessoa, de forma a promover a cultura e a memória no centro histórico da Capital.
Além do governador e da reitora da UFPB, também participaram da reunião Gilmar Martins – secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão; Pedro Santos, secretário de Cultura; Nonato Bandeira, secretário da Comunicação Institucional; Flávio Gomes, procurador da UFPB; Antônio Sobrinho, superintendente da Infraestrutura da UFPB e Thiago Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão em exercício.
Postado por Secom PB
Comentários
Outras Notícias
Paraíba
Reajuste do Minha Casa, Minha Vida em 2026 vai contemplar a Paraíba e ampliar acesso à casa própria
Ler Notícia
Paraíba
João Azevêdo trata de investimentos em programas de cirurgias eletivas no Ministério da Saúde
Ler Notícia
Araruna
Servidores da Prefeitura de Araruna terão quatro pontos facultativos para as celebrações de fim de ano
Ler Notícia