
Reprodução
A Paraíba apresentou no período dos últimos cinco anos um crescimento de 30,7% na criação de caprinos, conforme dados do Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes e relevantes para os pequenos negócios. A identificação da expansão do rebanho caprino sobre o território paraibano tem como referência o ano de 2016, quando o estado concentrava 566.153 mil animais, comparado ao ano de 2020, período que foi registrado o total de 739.915 cabeças.
Ainda conforme os dados, a mesorregião da Borborema é a que apresenta o maior número de cabeças do rebanho caprino, representando o percentual de 57,2% do total. São 423.352 animais e restante localizados nas demais regiões do estado, sendo o Sertão tem 171.234, o Agreste 133.394 e a Mata Paraibana 11.935.
Considerando a estatística por município, o levantamento também revela que o território de Monteiro lidera a concentração do rebanho caprino, com 34.000 cabeças, seguido de São João do Tigre (27.265) e Sumé (25.700).
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, o crescimento do rebanho é resultado de uma série de ações que visam o fortalecimento da prática da caprinocultura. “A atividade âncora, especialmente na microrregião do Cariri que está inserido dentro da Borborema, sempre foi a caprinocultura e um dos principais fatores desse crescimento recente é o trabalho que vem sendo feito ao longo de anos pelo Sebrae e demais instituições parceiras, com o desenvolvimento de políticas públicas, abertura de acesso ao mercado, capacitações, projetos de melhoramento genético, assim como a própria organização de feiras. Tudo isso colabora para o fortalecimento da cadeia produtiva”, disse.
Além do aspecto produtivo gerado pela própria cadeia que envolve a caprinocultura, Madalena Arruda, explica que outros segmentos econômicos da região são contemplados com a geração de novos negócios. “A partir da atividade da caprinocultura hoje nós temos a criação de rotas turísticas, o que gera novos negócios e mais desenvolvimento para a região. Então essa cadeia produtiva representa um grande eixo de desenvolvimento”, concluiu.
Paraíba Agronegócios – No período de 11 a 18 de setembro, a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/PB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar/PB), com o apoio do Sebrae/PB promovem o evento Paraíba Agronegócios. A programação será realizada no Parque de Exposições de João Pessoa, com diversas ações de negócios, incluindo a exposição de animais, capacitações e divulgação de produtos paraibanos.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Prefeito de Araruna, Vital Costa tem contas de 2017 aprovadas pelo TCE
Ler Notícia

Paraíba
João Azevêdo destaca investimentos do governo na agricultura familiar em reunião com representantes do MST
Ler Notícia

Araruna
Araruna sediará 23º ENAST 2023 - Encontro Nacional de Astronomia
Ler Notícia