
Reprodução
O tradicional Rubacão pode ser reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A proposta foi apresentada pela vereadora Eliza Virgínia durante sessão na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (23).
Segundo Eliza, a iniciativa surgiu a partir da percepção de que, apesar da crescente valorização da gastronomia local, o estado ainda não possui uma legislação que defina oficialmente sua comida típica. Ela destacou que, assim como outros estados têm pratos associados à sua cultura — como o pão de queijo em Minas Gerais ou o acarajé na Bahia —, a Paraíba também precisa fortalecer sua identidade culinária.
“Nossa capital está em crescimento, com novos hotéis e restaurantes, e precisamos valorizar também nossa cultura gastronômica. Muitos cozinheiros já se referem ao Rubacão como comida típica da Paraíba”, afirmou a vereadora.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O projeto ainda está em fase de formatação, e a vereadora cogita realizar uma enquete popular, com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), para ouvir a população sobre qual prato melhor representa o estado. Entre os possíveis concorrentes, ela citou o cuscuz e o bode, típico de Cabaceiras.
“Queremos envolver as pessoas nesse processo. A ideia é fomentar o reconhecimento do Rubacão como símbolo da nossa culinária, mas abrindo espaço para o debate com a sociedade”, concluiu.
Feito à base de arroz, feijão-de-corda (ou feijão-verde) e carne de sol, o Rubacão é um dos pratos mais tradicionais da cozinha paraibana, presente em lares e restaurantes de todo o estado.
PB Agora
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Rota Caminhos da Inovação conecta territórios, talentos e tecnologias em Campina Grande
Ler Notícia

Turismo
Paraíba leva diversidade do interior à Femptur e reforça promoção turística no mercado regional
Ler Notícia

Paraíba
João Azevêdo celebra avanços da Paraíba na educação profissional e no ensino integral
Ler Notícia