
Reprodução
O tradicional Rubacão pode ser reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A proposta foi apresentada pela vereadora Eliza Virgínia durante sessão na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (23).
Segundo Eliza, a iniciativa surgiu a partir da percepção de que, apesar da crescente valorização da gastronomia local, o estado ainda não possui uma legislação que defina oficialmente sua comida típica. Ela destacou que, assim como outros estados têm pratos associados à sua cultura — como o pão de queijo em Minas Gerais ou o acarajé na Bahia —, a Paraíba também precisa fortalecer sua identidade culinária.
“Nossa capital está em crescimento, com novos hotéis e restaurantes, e precisamos valorizar também nossa cultura gastronômica. Muitos cozinheiros já se referem ao Rubacão como comida típica da Paraíba”, afirmou a vereadora.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O projeto ainda está em fase de formatação, e a vereadora cogita realizar uma enquete popular, com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), para ouvir a população sobre qual prato melhor representa o estado. Entre os possíveis concorrentes, ela citou o cuscuz e o bode, típico de Cabaceiras.
“Queremos envolver as pessoas nesse processo. A ideia é fomentar o reconhecimento do Rubacão como símbolo da nossa culinária, mas abrindo espaço para o debate com a sociedade”, concluiu.
Feito à base de arroz, feijão-de-corda (ou feijão-verde) e carne de sol, o Rubacão é um dos pratos mais tradicionais da cozinha paraibana, presente em lares e restaurantes de todo o estado.
PB Agora
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Vice-governador participa da 2ª Expo Riacho e destaca força do agronegócio no Sertão da Paraíba
Ler Notícia

Araruna
Prefeito de Araruna adere ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância em cerimônia na cidade de Campina Grande
Ler Notícia

Araruna
Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto
Ler Notícia