Reprodução
A seca prolongada que assolou alguns estados do Nordeste deixou muitos açudes secos. A Paraíba é o estado do Nordeste com o maior número de açudes em situação crítica, com níveis abaixo de 20% da capacidade total de armazenamento, conforme alerta divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
De acordo com o levantamento, um a cada quatro reservatórios nordestinos está com menos de 20% da capacidade.
Na Paraíba, o cenário é o mais preocupante da região, com mais de 50 açudes com menos de 20% da capacidade. Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), no total, 55 açudes estão em situação considerada crítica, sendo que destes, 38 mananciais estão abaixo de 10% e outros 17 entre 10% e 20%.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No Estado, a maioria dos açudes com menos de 20% da capacidade se concentram no Agreste, Brejo, Cariri, Curimatau e Sertão.
A estiagem prolongada, registrada desde fevereiro, é apontada como principal causa da redução.
A escassez de chuvas desde o início do ano reduziu significativamente o aporte de água nos mananciais, comprometendo o abastecimento e o equilíbrio hídrico em diversas cidades.
Apesar disso, as equipes técnicas seguem acompanhando os indicadores para definir estratégias de mitigação e orientar o uso racional da água.
A técnica em recursos hídricos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Jana Yres, explica que os reservatórios mais afetados estão concentrados no centro e no Sertão do estado.
Segundo a técnica, o baixo volume é consequência direta da falta de chuvas desde o início do ano, o que reduziu o aporte de água nos principais mananciais. As equipes da Aesa acompanham diariamente os níveis e enviam relatórios para a ANA.
Segundo a Aesa, o acompanhamento dos volumes segue sendo feito diariamente para orientar as ações de gestão hídrica no estado.
Outros estados do Nordeste também sofrem os efeitos da longa estiagem.
O Estado de Pernambuco tem 34 açudes com menos de 20% da capacidade, enquanto que o Ceará tem 31 reservatórios com esse mesmo percentual, e o Rio Grande do Norte tem 19 açudes em situação preocupante.
Severino Lopes
PB Agora
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Esporte
Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 contra Marrocos, no dia 13 de junho, em Boston ou Nova Jersey
Ler Notícia
Concursos
Câmara Municipal de Bayeux publica edital de concurso público com salários de até R$ 2,5 mil
Ler Notícia
Araruna
Mês da Economia Solidária promove atividades na cidade de Araruna
Ler Notícia