Reprodução
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (6), da solenidade de acolhimento dos estudantes da edição 2025 do Programa Primeira Chance, realizada no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. A ação simbólica, com a presença de 30 estudantes, marcou o início oficial do novo ciclo de estagiários que neste ano conta com 5 mil 835 jovens, de 135 escolas, beneficiados em todo o estado. Ao todo, o Governo da Paraíba está investindo mais de R$ 20,6 milhões nesta edição do programa.
Durante o evento, Lucas Ribeiro destacou o Primeira Chance como uma das principais políticas públicas voltadas à juventude paraibana e reforçou o compromisso da gestão estadual com a educação e com a inclusão produtiva dos estudantes. “O Primeira Chance é mais do que um estágio, é uma porta aberta para o futuro de milhares de estudantes. É prioridade do nosso governo investir na juventude, garantindo formação, dignidade e a chance de sonhar com um amanhã melhor. A Paraíba tem mostrado que, quando o poder público prioriza as pessoas, o resultado é transformador”, afirmou o vice-governador.
O Primeira Chance, instituído por lei estadual, é a maior iniciativa pública da Paraíba voltada à inserção de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica no mercado de trabalho, por meio de estágios supervisionados. Alunos de 98 municípios, participarão de estágio em 1.792 empresas.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“Momentos como esse nos mostram que esse é o melhor ano da educação da Paraíba. Com os novos benefícios e o aumento no número de vagas, damos mais um passo para garantir acesso, permanência e oportunidades reais aos nossos jovens. Através de uma parceria com o Banco do Brasil, os estudantes receberão a bolsa até o dia 5 do mês”, pontuou o secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho.
Além da bolsa de R$ 500, durante os seis meses de estágio, a gestão estadual passou a oferecer o auxílio transporte e o seguro, o que garante mais segurança, acessibilidade e custo zero para as instituições concedentes.
O conselheiro do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) Airton Lima, enalteceu o pioneirismo da Paraíba. “O Primeira Chance é uma política pública inovadora e não há nada parecido no país. Eu percorro o Brasil inteiro e posso afirmar: a Paraíba está na vanguarda. Por isso, o sistema CFT vai acompanhar o futuro desses jovens por pelo menos três anos, garantindo registro profissional e legalidade no exercício técnico”, destacou.
O estudante Luiz Eduardo, da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, agradeceu a oportunidade de estágio. “Esse programa é uma oportunidade real. Ele não só nos ajuda financeiramente, mas também nos prepara para o mercado de trabalho. Sou muito grato por estar aqui representando tantos jovens e posso dizer: vale a pena investir na juventude”, declarou.
Sobre o programa - Instituído em 2019 pela Lei Estadual 11.344, o Programa Estadual Primeira Chance visa incentivar a inserção de estudantes e egressos da Rede Estadual no mundo do trabalho. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba que, além de fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica, contribui diretamente para o desenvolvimento do setor produtivo estadual. Isso é alcançado por meio da inserção de estudantes qualificados, com currículos alinhados às demandas do setor, e através de um processo formativo que promove, entre outras competências, a autonomia e a consciência empreendedora.
Postado por Secom PB
Comentários
Outras Notícias
Araruna
Publicada 6ª convocação de aprovados no concurso público da Prefeitura de Araruna
Ler Notícia
Araruna
Prefeitura de Araruna decreta ponto facultativo e altera expediente durante o Carnaval 2026
Ler Notícia
Araruna
Prefeitura de Araruna garante apoio aos blocos Dois Irmãos e das Virgens para o Carnaval 2026
Ler Notícia