
Reprodução
Os esforços dos congressistas do partido PSD resultaram no governo Lula abandonar os planos de extinguir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e nomear Francisco Américo Neves de Oliveira como novo chefe da organização. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (20 de março) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Francisco Américo já foi diretor-geral do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) e diretor da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), estatal baiana, na gestão de Rui Costa. Agora, ele coordenará a Funasa, que possui 26 superintendências, uma em cada estado brasileiro.
O anúncio sobre o fim da Funasa foi feito no início de janeiro, por meio de uma medida provisória. As atribuições do órgão foram transferidas para os ministérios da Saúde e das Cidades. Após a decisão, houve pressão do Centrão no Congresso Nacional contra a extinção da pasta.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Na semana passada, a senadora Daniella Ribeiro (presidente estadual do PSD-PB) pediu diretamente ao presidente Lula a reversão da decisão de extinguir a Funasa.
Até o ano passado, a pasta era comandada por Virgínia Veloso, ex-prefeita de Pilar e mãe dela e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Ainda não se sabe se Virgínia Veloso continuará no comando da Funasa na Paraíba.
Criada em 1991, a Funasa é responsável principalmente pela execução de obras de saneamento em municípios pequenos – os mais afetados com a sua extinção. Por isso, há interesse político em comandar a pasta.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Decisão Judicial
Justiça acata Recurso que garante aposentadoria de agricultora vítima de golpe
Ler Notícia

Araruna
Em Brasília, prefeito Vital Costa participa de reunião do Conselho Político ampliado da CNM
Ler Notícia

Araruna
Araruna é vitrine e ganha projeção na Expoturismo Paraíba
Ler Notícia