Saúde
Psicólogos destacam as causas do aumento de divórcios na Paraíba e apontam soluções

Publicado em 26/04/2022 10:17

Reprodução

O número de divórcios na Paraíba bateu recorde no ano de 2021, em meio à pandemia do coronavírus. Foram 771 escrituras, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior, quando a pandemia atingiu o Brasil. A informação é do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB/ PB), Sérgio Albuquerque. Ele enfatizou que, no mesmo período, também houve um recorde histórico de divórcios em todo o Brasil (80.573). Para falar sobre esse tema foram ouvidos os psicólogos (Maíra Nascimento; Felipe Laccelva e Luciene Bandeira) que dão dicas de como superar as crises que aparecem nos relacionamentos.

Segundo Maíra Nascimento, em virtude do isolamento social ocorrido sobretudo nos primeiros meses de pandemia, muitos casais acabaram não sustentando a relação por muito tempo. “O que chega até o consultório de pacientes adultos, é que a pandemia foi a gota d’água para que isso acontecesse. O casal já vinha passando por dificuldades, e o fato do isolamento social, das incompatibilidades estarem mais evidentes fizeram com que culminasse no divórcio”, disse Maíra, destacando ainda que, alguns fatores contribuem para o distanciamento dos casais. “A questão do stress do cotidiano, a divisão de tarefas dentro de casa, os filhos que necessitam de mais atenção, principalmente os que estão em idade escolar, tudo isso tem gerado o distanciamento desses casais”, afirmou.

Apesar disso, a psicóloga destaca que o diálogo pode ajudar a enfrentar os problemas advindos desse convívio na pandemia. “É importante que a gente possa dialogar com o nosso parceiro, que os casais possam conversar entre si de uma maneira empática. O diálogo é um dos melhores caminhos para poder alinhar e ambos se colocarem de uma forma que os dois possam entrar em equilíbrio. Se ficar difícil, existem aí terapeutas de casal, ou que atendem pessoas individualmente. Então se ficar muito difícil conversar, é preciso buscar ajuda profissional”, comentou.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outro ponto muito positivo lembrado por Felipe Laccelva para a manutenção de um casamento que tenha conflitos é a terapia em casal, ao contrário do que alguns imaginam, não é apenas uma ferramenta para evitar divórcios. O método, quando bem conduzido, ajuda os parceiros a entenderem melhor os problemas que afetam a relação e encontrarem, juntos, uma boa solução para todos. E, às vezes, a separação é sim o melhor caminho para ambos. Porém, muitos relacionamentos precisam apenas de alguns ajustes para serem bem-sucedidos novamente.”A pandemia forçou negativamente os relacionamentos, devido ao excesso de convivência e, potencializou, fatores de atenção latentes. O home office é um exemplo, pois trabalhando no mesmo ambiente, os casais passaram mais tempo juntos”, comenta.

De acordo com o psicólogo, a terapia é fundamental para ajudar os casais a equilibrarem as diferenças individuais, acentuadas durante a pandemia. Também pode ajudá-los a dividir obrigações dentro da relação, traçar objetivos em comum, acabar com competições internas, insegurança e até mesmo melhorar a vida sexual. “Espero que cada vez mais casais busquem atendimentos que fazem diferença no dia a dia de um relacionamento”, finaliza o especialista.

A melhor maneira de evitar desgastes desnecessários é dialogar, expor aquilo que te incomoda e demonstrar disposição verdadeira para ouvir e entender o lado do parceiro. “A dificuldade nesses momentos é manter o equilíbrio emocional e renunciar rancores, mágoas e julgamentos, além de adotar uma postura de também ouvir o outro e admitir suas próprias falhas”, diz Luciene Bandeira.


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com