Pandemia
Técnicos do Ministério avisaram Pazzuelo que sem isolamento pandemia durará dois anos
Técnicos do Ministério da Saúde alertaram o ministro-general da Saúde em maio que, sem o isolamento social, a população brasileira sentirá os efeitos da pandemia por até dois anos. Alerta foi ignorado

Publicado em 23/07/2020 11:27

Reprodução

247 - Técnicos do Ministério da Saúde alertaram o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello em maios que, sem o isolamento social, a população brasileira sentirá os efeitos da pandemia por até dois anos. De acordo com os técnicos, "todas as pesquisas" levam a crer que o distanciamento é "favorável" até mesmo para o retorno da economia mais rápido. As conclusões foram apresentadas em reunião a portas fechadas no fim de maio e foram ignoradas. 

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de confirmações (2,2 milhões) e mortes (82 mil) provocadas pela doença, perdendo apenas para os Estados Unidos (4,1 milhões de casos e 146 mil). 

O centro de acompanhamento de epidemias do Imperial College fez alguns cálculos apontando que o Brasil ainda está sem controle da transmissão de coronavírus. Pela 13ª semana seguida, a taxa de contágio (Rt) no País está acima de 1, o que significa aumento da velocidade de infecção. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A discussão sobre os impactos da falta de isolamento foi registrada em ata de reunião do Comitê de Operações de Emergência (COE) do ministério. "Sem intervenção, esgotamos UTIs, os picos vão aumentar descontroladamente, levando insegurança à população que vai se recolher mesmo com tudo funcionando, o que geraria um desgaste maior ou igual ao isolamento na economia", afirmam técnicos da pasta. 

"Sem isolamento, um tempo muito grande de 1 a 2 anos para controlarmos a situação" informa a ata de reunião ocorrida em 25 de maio no 3.º andar do Ministério da Saúde. O teor do documento foi publicado em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo

De acordo com Paulo Lotufo, professor de epidemiologia da USP, criou-se uma corrente de negacionismo sobre a pandemia no Brasil. "Tenho a impressão de que a coisa no Ministério da Saúde é totalmente no estilo militar. Esse tipo de conselho (o COE), não dão a mínima importância", criticou. 

Fonte: brasil247


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com