Araruna Online
Últimas
Araruna: VÍDEO: Prefeito Availdo Azevedo visita produtores rurais e acompanha cultivo de maracujá em Araruna —Política: Pesquisa Seta/Polêmica traz Lucas Ribeiro perto da vitória no primeiro turno e Efraim ultrapassando Cícero - VEJA OS NÚMEROS —Araruna: Prefeito Availdo Azevedo participa de capacitação do TCE-PB sobre informações de pessoal dos municípios —Geral: E-Título deve ser ativado até 3 de outubro para as Eleições 2026; veja como usar o aplicativo —Paraíba: Jean Nunes rebate Cícero e dispara sobre críticas à segurança: “Demonstra desprezo e falta de respeito pelas forças de segurança” —Política: Pesquisa Quaest: Lucas Ribeiro abre 49% contra 16% de Efraim Filho; Cícero Lucena tem 15% —Araruna: Veja locais e mudanças de sessões para eleição de outubro na 20ª Zona Eleitoral —Araruna: Prefeitura de Araruna avança na recuperação ambiental do antigo lixão —Política: ELEIÇÕES 2026: a 15 dias do pleito, candidatos passam a ter proteção contra prisão; veja as exceções —Araruna: Araruna pode receber nova sede do Sebrae após visita institucional ao município do superintendente Luis Alberto Amorim —Araruna: VÍDEO: Prefeito Availdo Azevedo visita produtores rurais e acompanha cultivo de maracujá em Araruna —Política: Pesquisa Seta/Polêmica traz Lucas Ribeiro perto da vitória no primeiro turno e Efraim ultrapassando Cícero - VEJA OS NÚMEROS —Araruna: Prefeito Availdo Azevedo participa de capacitação do TCE-PB sobre informações de pessoal dos municípios —Geral: E-Título deve ser ativado até 3 de outubro para as Eleições 2026; veja como usar o aplicativo —Paraíba: Jean Nunes rebate Cícero e dispara sobre críticas à segurança: “Demonstra desprezo e falta de respeito pelas forças de segurança” —Política: Pesquisa Quaest: Lucas Ribeiro abre 49% contra 16% de Efraim Filho; Cícero Lucena tem 15% —Araruna: Veja locais e mudanças de sessões para eleição de outubro na 20ª Zona Eleitoral —Araruna: Prefeitura de Araruna avança na recuperação ambiental do antigo lixão —Política: ELEIÇÕES 2026: a 15 dias do pleito, candidatos passam a ter proteção contra prisão; veja as exceções —Araruna: Araruna pode receber nova sede do Sebrae após visita institucional ao município do superintendente Luis Alberto Amorim —
Todas as notícias
Política

Cabe ao Progressistas definir entre Lucas e Cícero, diz João Azevêdo, na Hora H, da TV Norte Paraíba

Cabe ao Progressistas definir entre Lucas e Cícero, diz João Azevêdo, na Hora H, da TV Norte Paraíba
Foto: Reprodução

“Cabe ao Progressistas definir entre o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito Cícero Lucena a sua participação na chapa”. Foi o que disse o governador João Azevêdo (PSB) disse, na noite dessa segunda-feira, em entrevista ao programa Hora H, da TV Norte Paraíba. Os dois progressistas disputam publicamente espaço para consolidação de pré-candidatura ao governo em 2026.

“Essa questão cabe ao Progressistas definir. Não é uma preferência nossa. Existem as coisas naturais, se eu me afastar será Lucas o governador. A definição do candidato (na chapa), se Lucas se Cícero ou se outro, será do Progressistas. Fica estranho imaginar que será outro partido que vai interferir. É o Progressistas que vai decidir de que forma e com que nome irá participar da chapa”, estabeleceu João.

Sem imposição

O governador disse que a formação da chapa governista de 2026 acontecerá “no tempo correto”, sem prazo definido, sem imposições e com diálogo. “Essa talvez seja uma diferença muito grande na forma de fazer política que alguns estão acostumados na base do coronelismo, de decidir e acabou e não respeitar as decisões alheias. E não é assim que eu faço política”.

João reforçou que as definições internas cabem a cada partido da base aliada e ressaltou que a escolha do candidato a governador será colegiada: “Eu não fiz anúncio nenhum direto a quem quer seja. Se eu sair em abril para ser candidato ao Senado, quem assumirá o governo será Lucas, mas tenho dito também que o grupo escolherá o candidato”.

O governador condicionou sua saída do governo a uma equação política que garanta a continuidade administrativa. “É um esforço grande para deixar o Estado como ele está, que se respeita, que tem auto estima elevada, que saiu das páginas policiais e nacionalmente é reconhecido pelas políticas públicas de referência. Precisa ter um projeto de continuidade para o estado crescer cada vez mais”, ressaltou.

Apelos de Lula e do PSB

O socialista revelou que tem sido sondado e estimulado pelo presidente Lula e pela direção nacional do PSB para disputar o Senado: “Nas vezes que eu encontrei com o presidente ele reafirmou o interesse que eu coloque meu nome para o Senado, o PSB já colocou isso, meu presidente Carlos Siqueira, que há interesse que eu coloque meu nome, isso tem um peso significativo e está sendo levado em consideração”.

Porta fechada para Veneziano?

O governador tratou como “muito difícil” para não chamar de “impossível” um entendimento com o senador Veneziano Vital (MDB), da oposição. Para João, uma recomposição se torna difícil pela postura adotada pelo emedebista de defesa do governo Lula em Brasília e aliança com grupos bolsonaristas na Paraíba.

“Tivemos juntos em 2018. Quem escolheu outro caminho não fui eu. São decisões pessoais e eu não faço comentário. Na política não se diz impossível, mas acho muito difícil até por conta da própria postura do senador quanto ao governo e alianças que formou. Ele defende o governo Lula, mas em Campina Grande é aliado a grupos que são bolsonaristas. Esse não é um caminho que seja fácil. Foram escolhas, nós somos frutos de nossas escolhas. O senador escolheu um caminho”.

MaisPB

Fonte: Redação

Categorias